Após vencer na estreia do Campeonato Brasileiro D2, a segunda divisão nacional, fora de casa, contra o Blaze FA, o JF Imperadores tem outro time fluminense pela frente, mas em casa – o Mesquita Titans, às 10h, no campo do Granbery, região central da cidade, pela segunda rodada. No projeto de expansão e fortalecimento da marca em Juiz de Fora e região, a equipe terá partida transmitida pelo VoxLab Podcast, pelo YouTube e também no Facebook da Tribuna de Minas.
O presidente do JF Imperadores, Marcos Nogueira, comemorou a possibilidade de chegar a mais pessoas da cidade e de fora. “Estou bem empolgado, o trabalho muito legal. Fomos lá no podcast e tivemos uma experiência muito bacana. Vamos ter um alcance maior, uma parceira que vai ser um sucesso. É uma experiência diferente pro futebol americano, inovador no futebol americano do Brasil, e estou ansioso pra ver como será o resultado, mas tenho certeza que será bem positivo”, destaca o também quarterback da equipe local.
A iniciativa partiu dos apresentadores do podcast, Diogo Machado e Felipe Couto. Felipe foi, inclusive, atleta do JF Red Fox antes da fusão com os Mamutes para criar o JF Imperadores. Logo, ele também possui conhecimento tático e técnico da modalidade. “Mas a ideia, na verdade, é fazer uma ponte com quem estiver assistindo e não conheça o esporte, de um jeito mais informal, tal como fazemos no podcast quando vamos tratar algum assunto mais complexo, como por exemplo quando levamos pessoas do poder público, falamos de política de um jeito descomplicado, a linguagem da galera na rua”, explica.
Ele conta que a ideia surgiu de uma série de acontecimentos e, entre eles, da conversa com a prefeita Margarida Salomão (PT). “Começa com a gente recebendo a prefeita Margarida no podcast, e existe um momento em que falamos da história dos Imperadores, quando Red Fox e Mamutes trouxeram uma final pra Juiz de Fora, mas não puderam jogar no Estádio por falta de apoio. Coincidentemente ou não, acabamos abrindo indiretamente as portas para o JF Imperadores com a Prefeitura. Eles mesmos falaram que isso possibilitou a oportunidade, porque a Margarida soube dessa situação”, contextualiza Felipe, que, meses depois conversou com o presidente e o vice do Império, Marcos Nogueira e Daniel Magal, em episódio do podcast.
“Como criamos uma dinâmica muito interessante ali, porque foi um episódio muito divertido, ficamos com a ideia de estender o podcast pra divulgar mais o esporte e mostrar o quão grande o JF Imperadores é no cenário nacional. No final do episódio, em off, brincamos com a possibilidade de narrar um jogo deles, porque é o que o VoxLab faz, e já estamos há muito tempo querendo realizar transmissões mais dinâmicas, levar o VoxLab pra outros lugares, cobrir eventos. E essa é nossa primeira oportunidade de fazer isso, de levar uma forma diferente de entretenimento para as pessoas e divulgar o esporte na região todinha.”
A equipe e estrutura completas do VoxLab estarão na transmissão, com o acréscimo de um narrador do JF Imperadores. Felipe conta que uma das inspirações para o trabalho será no Rockgol, estilo de transmissão de jogos amadores de futebol envolvendo músicos, pela MTV, que fez sucesso pelo jeito informal entre a década de 1990 e os anos 2000. “Esses jogos eram narrados de um jeito muito dinâmico, divertido. A ideia é pegar as transmissões que fazemos no YouTube e nas redes da Tribuna de Minas, dentro da estrutura do Granbery, com nossas câmeras e microfones, levando as imagens diretamente para as pessoas que estiverem assistindo de casa. É uma oportunidade também de atrair essas pessoas para irem ao Granbery assistirem o jogo.