Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz-forano Rafael Novaes é o novo técnico do Tupi: ‘Vida feita de desafios’

PUBLICIDADE

Um dia após perder o técnico Anderson Florentino pelo rompimento da parceria com o investidor e advogado Flávio Tavares, o Tupi acertou com o substituto no comando técnico para o Módulo II do Campeonato Mineiro. O juiz-forano Rafael Novaes, ex-Pérolas Negras, projeto em que trabalhou entre 2011 e 2017 com jovens no Haiti e, depois, no Brasil, quando comandou a equipe no acesso à terceira divisão carioca, já treina o elenco alvinegro a partir desta quarta-feira (23).

“O que me motivou é o fato de ser oriundo de JF e ter a oportunidade em um clube grande como o Tupi. Minha vida foi feita de desafios e sei das dificuldades e da realidade do Tupi. Sempre trabalhei com jogadores jovens e vamos aproveitar ao máximo esse pouco tempo e tentar potencializar as características do grupo”, destaca Rafael à Tribuna.

PUBLICIDADE
Rafael Novaes, novo técnico do Tupi, acertou com o clube no fim da tarde desta terça-feira (Foto: Vitor Madeira/Viva Rio)

O treinador, que antes da pandemia também comandava projetos de futebol na cidade, minimizou a proximidade da estreia no estadual, programada para 3 de julho, contra o Ipatinga no Estádio Municipal, e afirmou que irá tomar conhecimento completo dos atletas disponíveis para, em seguida, pensar em reforços. “Primeiro preciso pegar o máximo de informações com todos para poder fazer a equipe ficar próxima de 100% na estreia, já que se cria uma casca durante a competição. Já bati um papo com o Wesley (Tanque, auxiliar), o Zé (Luis Peixoto, preparador de goleiros), com o presidente e o Pitti para entender a real necessidade do elenco e, a partir daí, buscar contratações pontuais, apostando na juventude e em nomes experientes.”

PUBLICIDADE

‘Sabe trabalhar com jovens’

A experiência de Rafael Novaes à frente de jovens foi o diferencial, conforme o presidente do Tupi, José Luiz Mauler Júnior, o Juninho, na escolha. “Ele sabe trabalhar com a categoria principal que vai atuar nesse campeonato, que é de garotos. Teremos um time mais jovem em sua maioria”, explica o mandatário.

Questionado sobre a possibilidade de reforços, Juninho afirmou que, primeiro, o novo técnico irá conhecer os comandados. “Amanhã vou apresentar o que temos no elenco pro Rafael. Vai ter um coletivo aqui (Salles Oliveira) com a ajuda do Wesley e do Zé Luiz, e vamos mostrar o que entendemos que pode ser a equipe principal e, a partir disso, é com ele.”

PUBLICIDADE

Amistoso

A diretoria do Tupi já negociava, em meio às tratativas com Rafael Novaes, a realização de um amistoso com o Betim, na casa do adversário, na próxima sexta-feira. O encontro ainda não está confirmado por detalhes envolvendo a hospedagem, mas, conforme Juninho, ele deverá ocorrer às 10h. Assim como o Aymorés, oponente do último sábado em atividade de observação terminada em 2 a 2, o Betim também irá participar do Módulo II do Mineiro.

Sair da versão mobile