Ícone do site Tribuna de Minas

Festival Paralímpico em JF tem inscrições abertas

Festival Paralímpico em JF tem inscrições abertas
(Foto: Divulgação/PJF)
PUBLICIDADE

As inscrições para a 3ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa estão abertas. O cadastro para participar do evento, que acontece no próximo dia 14 de junho, às 8h, no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, deve ser feito por meio de formulário. O prazo segue aberto até o dia 12 de junho. As modalidades disputadas serão arremesso de peso, corrida e voleibol.

O festival conta com a participação de atletas com e sem deficiência, com idades entre 7 e 23 anos. O secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, destaca o impacto positivo do evento para a cidade. “Já temos uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Comitê Paralímpico Brasileiro, que acontece na Faculdade de Educação Física, e este evento fortalece essa parceria”, afirma.

Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), os participantes irão vivenciar atividades relacionadas a três modalidades paralímpicas — que ainda serão definidas — em um ambiente totalmente inclusivo durante o festival. O objetivo é “proporcionar experiências práticas no esporte e ampliar a conscientização sobre o movimento paralímpico no país”.

PUBLICIDADE

Etapas

O evento acontece em duas etapas: a primeira no dia 14 de junho e a segunda em 20 de setembro. A PJF informou que todos os participantes receberão uma camisa e um kit lanche. Em 2024, mais de 44 mil crianças participando das duas etapas do evento, realizado em 120 núcleos pelo país. O Festival foi realizado pela primeira vez em 2018.

Programação

Além das atividades esportivas, o festival irá contar com ações educativas e de cidadania ao longo do dia. A programação tem início às 8h, com a promoção de esportes paralímpicos até às 12h. Simultaneamente, serão realizadas atividades durante todo o evento, com cronograma ainda em elaboração.

Estudantes do curso de Direito na UFJF também irão abordar temas relacionados aos direitos da pessoa com deficiência, por meio de cartilhas. Já os alunos de Fisioterapia contribuirão com orientações sobre cuidados com o corpo e práticas saudáveis. Os de Educação Física, por sua vez, atuarão como incentivadores da prática esportiva.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile