Ícone do site Tribuna de Minas

“Correr é bom demais”: corredor carioca viraliza ao percorrer JF de Benfica ao Salvaterra

PUBLICIDADE

O professor de educação física Pedro Paulo Amorim é natural do Rio de Janeiro, mas possui fãs para muito além da capital fluminense. Com seu jeito carismático, o profissional compartilha seus treinos de corridas na rua com seus mais de 625 mil seguidores nas redes sociais. Neste mês, o corredor esteve em Juiz de Fora e atravessou a cidade, partindo de Benfica, Zona Norte da cidade, até o Bairro Salvaterra, Zona Sul e saída do município.

Pedro já treinou em BH através de parcerias (Foto: Arquivo pessoal)

Pedro sempre praticou esportes e manteve uma rotina de treinos. Por isso, decidiu cursar educação física. Diferentemente da escolha por se tornar professor, o sucesso de suas corridas nas redes sociais não foi algo esperado. “Foi algo muito aleatório, porque eu não tinha intenção de postar o primeiro conteúdo que acabou viralizando. Eu costumava sair para correr à noite, só que eu não levava o celular, mas nesse dia eu levei e decidi filmar e postei pela manhã. À tarde, o vídeo já tinha muitas visualizações. Então eu percebi que era um tipo de conteúdo que as pessoas gostavam de ver e passei a filmar mais minhas corridas”, relata Pedro.

PUBLICIDADE

Graças ao sucesso de seus vídeos, o corredor percebeu que seu conteúdo incentivava outras pessoas a praticarem esporte. “Pessoas que eu não conhecia viam o meu vídeo e diziam que se sentiram motivadas por esse tipo de conteúdo e, como qualquer professor, a ideia é você passar conhecimento adiante. Eu acho que ser professor é isso, pegar o que você sabe e tentar passar para o máximo de pessoas possível”, afirma o corredor.

PUBLICIDADE

A vinda para Juiz de Fora

Pedro esteve em Juiz de Fora em maio e postou dois vídeos em suas redes sociais. No primeiro, no dia 13 de maio, o professor correu de Benfica até o Salvaterra e percorreu aproximadamente 25 quilômetros. No segundo, dois dias depois, o atleta passou pela Represa de São Pedro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e terminou seu percurso no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, correndo por quase oito quilômetros.

“Eu recebi um convite do Supermercado Bahamas. Eles assistiram o meu vídeo e entrarem em contato comigo, perguntando se eu gostaria de correr aqui na cidade, que é muito boa para correr, tem um público bacana. Eu fui na hora, não pensei duas vezes”, conta Pedro.

PUBLICIDADE
Pedro finalizou seu segundo treino em frente ao Ginásio Municipal (Foto: Arquivo pessoal)

Inicialmente, o atleta iria apenas correr de Benfica até Salvaterra, mas ao compartilhar que estava em Juiz de Fora, seus seguidores recomendaram outros locais para treinar. “Todo mundo começou a me chamar para correr na represa. Eu tenho muito costume também, porque sempre fui muito ligado ao futebol, de conhecer estádios novos. Aí me perguntei: ‘qual é o estádio de Juiz de Fora? É o Estádio Municipal. Então vou ter que ir para lá'”, conta.

Os vídeos foram postados no seu perfil do Instagram e do TikTok. Somadas as duas plataformas, os vídeos ultrapassam duas milhões de visualizações. Pedro confessa que não esperava tamanha repercussão. “Eu sabia que seria um vídeo legal porque realmente estou fazendo o que amo e trato como um divertimento, como se estivesse conversando com alguém, mas não esperava que os vídeos tomassem a proporção que tomaram”, revela.

PUBLICIDADE
@treinadorpp Eu simplesmente amei juiz de fora ❤️ #corrida #treino #runner #corridaderua ♬ som original – Pedro Amorim

Juiz de Fora é um bom local pra correr?

Pedro, que possui vasta experiência correndo pelas ruas do Rio de Janeiro, avaliou pontos positivos e negativos da estrutura de Juiz de Fora para corridas de rua. “Passei por pontos que não têm uma calçada boa para correr, e na rua você não tem espaço entre o carro e a calçada o suficiente para passar uma bicicleta, por exemplo. Então existem alguns pontos falhos na cidade, mas em compensação tem regiões que você corre de forma muito confortável, como por exemplo a região de dentro da Universidade, a Represa. São espaços perfeitos para quem quer correr”, analisa.

PUBLICIDADE

Incentivo à prática esportiva

Pedro considera que seus vídeos servem como uma importante ferramenta para incentivar pessoas a saírem do sedentarismo e buscarem uma melhor qualidade de vida através do esporte. Para o professor, quem desejar iniciar uma prática deve se preocupar apenas em se movimentar e não necessariamente ter os melhores equipamentos.

“Não se preocupe se você está com um tênis ideal, relógio ideal. Só sai de casa, marca um trajeto ou um tempo, por exemplo, 30 minutos, e fala: ‘eu vou caminhar 30 minutos e vou voltar’. Escolhe um lado, vai e volta sem pensar muito, porque se pensar muito, você vai querer fazer o que você está habituado, que é manter a rotina (…). Com o tempo, isso vai te trazer prazer. A partir do momento que traz prazer, já era, vai virar frequente na sua vida”, aconselha Pedro.

@treinadorpp CORRER É BOM DEMAAAAAIS #corrida #treino #runner #corridaderua ♬ som original – Pedro Amorim

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile