Ícone do site Tribuna de Minas

Projeto PBF amplia vagas para disputa da Copa Serrana de Basquete

PBF foto Reproducao Instagram 3

Jovens alunos do PBF em ginásio do Sesi (Foto: Reprodução Instagram)

PUBLICIDADE

O Projeto Basquetebol do Futuro (PBF), que completa 29 anos em 2023, está em busca de ampliar o número de atletas. Após passar por uma reforma interna desde 2020, com mudanças nas questões administrativas, a equipe pretende disputar, nas categorias sub-12, sub-14 e sub-16, a Copa Serrana, uma das competições mais tradicionais do esporte na base. Além disso, o projeto está montando um time feminino para garotas de 11 a 14 anos.

Atualmente com 60 alunos, o PBF esteve com atividades remotas por 18 meses por conta da pandemia. O retorno às atividades, em setembro de 2021, veio acompanhado do novo local para os treinamentos, que antes eram realizados no extinto Marianinho e no Olímpico. “A estrutura do Sesi é o diferencial para o aluno, assim como nossos professores. São quase 30 anos fazendo basquete e criando oportunidades não só dentro da quadra, mas também fora. Todo o material é de qualidade, os professores também. Estamos caminhando para os 30 anos no melhor momento do projeto”, enaltece o coordenador Daniel Defilippo.

PUBLICIDADE

Como maior preocupação da iniciativa, estão as oportunidades concedidas por meio do esporte, conforme o coordenador. “Um ou outro pode ser atleta profissional, mas a formação completa é o mais importante. Muitos ex-alunos conseguiram bolsas em faculdade através do basquete, as quais irão contribuir para suas formações pessoais, e isso vale muito. Vários atletas que passaram por aqui estão envolvidos no projeto, seja direta ou indiretamente”.

PUBLICIDADE

Um outro foco do PBF nesta temporada é ampliar as categorias e os horários das turmas femininas. “Sempre foi da nossa história ter equipes de garotas. Elas precisam ter o espaço para elas se desenvolverem, não é ideal uma turma mista”, enxerga Daniel. A falta de competições é uma realidade que precisa ser mudada, diz o coordenador. “Precisamos incentivar uma cultura feminina no esporte. A realidade é que em Juiz de Fora são pouquíssimos times. Mas estamos nos organizando para criar algum evento com equipes de outras cidades da região”.

Os interessados em integrar qualquer categoria deve entrar em contato pelos números (32) 98497-2332 ou (32) 32392266 para marcar uma aula experimental. Os treinos são realizados duas vezes por semana e acontecem no Sesi Trabalhador, localizado na Avenida Brasil, na região Central.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile