Entre os dias 22 de janeiro e 2 de fevereiro, a cidade de Leopoldina, localizada a 97 quilômetros de Juiz de Fora, recebeu profissionais de diversos clubes para a avaliação de 74 jovens. Entre os times envolvidos na peneira, o destaque era o Dínamo Zagreb, que enviou três de seus profissionais das categorias de base para uma semana intensa de análises. No total, 11 atletas conseguiram oportunidades em clubes, seis no exterior e quatro em território nacional.
O gerente das categorias de base do clube croata, Tin Salatovic, avaliou de forma positiva o trabalho realizado. “Após cinco dias, decidimos por seis jogadores, que virão para a Academia do Dínamo. Se eles não conseguirem se destacar lá, então os ajudaremos a ingressar em outros clubes croatas. Para nós, foi benéfico, pois acreditamos ter encontrado bons jogadores.”
Lucas Teixeira Zóffoli e Cauan Barbosa de Oliveira, de Além Paraíba e Bicas, respectivamente, estão entre os escolhidos para integrar as categorias de base do Dínamo Zagreb. O agente responsável pela peneira, Felipe Furtado, afirma que os dois vão para a Europa no mês que vem. “Os dois vão se apresentar no dia 4 de março, e os outros quatro durante o primeiro semestre (de 2024), porque eles ainda não completaram 18 anos.”
A peneira
O processo de peneira é bastante conhecido e utilizado dentro do futebol nacional para conseguir rastrear jovens talentos. Tanto Lucas Zóffoli quanto Cauan Barbosa já passaram por alguns times de base e chegaram a participar de outras seletivas. Porém, a experiência vivida durante duas semanas foi diferente de tudo o que eles já experimentaram.
“Conheci vários atletas de todas as regiões do Brasil. Tendo uma rotina de atleta de base, já participei de vários (testes), mas como esse de longa duração foi o único”, conta Cauan. “Foi diferente de tudo que já vivi. Foi a primeira vez que passei por uma peneira de nível internacional”, aponta Lucas.
Os selecionados souberam no dia 2 de fevereiro que teriam a chance de se tornar jogadores profissionais no clube do Leste Europeu. “Foi um mix de reações e sentimentos. Mas já esperava (ser escolhido), pois me destaquei bem na semana e tinha preparado a minha mente para o melhor”, descreve, confiante, Cauan.
Desafios e expectativas
Os dois jovens vão se apresentar ao Dínamo Zagreb ainda em março deste ano, quando terão 18 anos completos. Eles já têm ciência que terão um grande caminho pela frente, até que tenham a chance de jogar de forma profissional, mas as expectativas são altas por estarem bem próximos de alcançar os seus objetivos.
“Estou me preparando muito para desfrutar o que está por vir. Meu objetivo é mudar a vida dos meus pais e um dia poder jogar nas melhores ligas do mundo”, afirma Cauan. “Mesmo sabendo de todos os desafios que vou enfrentar, minhas expectativas são ótimas. Meu maior objetivo é realizar meu sonho de jogar futebol profissionalmente”, aponta Lucas.
Um caminho diferente do comum
Nos últimos anos, vários brasileiros se destacaram e ainda estão nos holofotes no futebol europeu. Porém, o que boa parte deles tem em comum é que saíram de grandes equipes do Brasil, como Vinícius Júnior, revelado pelo Flamengo. Cauan conta que não esperava pular etapas e ir diretamente ao Velho Continente.
“Não esperava chegar a um clube europeu sem passar por outro time brasileiro. Sempre fui na ideia que, para eu ir à Europa, teria que ser vendido pelo clube. A ficha não caiu, que irei por causa de um processo seletivo, sem ter passado por um grande time nacional”, reflete Cauan.
Registro da chegada até o profissional
O agente Felipe Furtado, organizador da peneira e responsável por levar os garotos ao Dínamo, destaca esse ponto fora da curva, o que o motivou a fazer um documentário sobre a peneira e a ida dos atletas ao clube croata. “A ideia é produzir o documentário sobre como os caras vêm aqui no Brasil e acham atletas e também contar um pouco da história, da vida desses atletas que estão indo pra lá”.
Ainda sem data de estreia definida, Felipe afirma que esse projeto pode virar uma trilogia, acompanhando a jornada de Lucas Zóffoli, Cauan Barbosa e dos outros quatro jovens brasileiros até a equipe profissional. “Tem uma primeira parte, que é o menino chegando lá na Croácia. A segunda é o menino se profissionalizando, enquanto a terceira é ele na vida profissional. É uma coisa mais para o futuro. Mas, por agora, a gente termina as filmagens em março.”
Para os jovens que ainda buscam uma chance de ingressar no mundo do futebol profissional, o agente pretende realizar outras peneiras na região durante este ano, com uma dinâmica semelhante à que aconteceu no início deste ano, também em Leopoldina, com a presença de profissionais de clubes do exterior. “Vamos fazer uma peneira em nível nacional, em várias cidades do Brasil. A gente vai captar atletas no segundo semestre, e a grande peneira final vai ser em Leopoldina novamente. Vai ser a segunda versão dessa peneira”, revela Felipe.
Tin também revela que o Dínamo Zagreb pode retornar ao Brasil, nesta nova peneira, para captar mais talentos. “Já estou em conversas com o Felipe para ver possíveis datas e como podemos dar um passo adiante no planejamento do projeto. Esperamos que no próximo ano ou dois encontremos um jogador que faça uma carreira decente na Europa.”
Guilherme Porto é estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva.