Assunção – A Conmebol confirmou nesta quarta (21) as datas de disputa da Copa Libertadores, que estreará um novo formato e será disputada durante todo o ano de 2017. O início da 1ª fase preliminar do torneio continental está marcado para o dia 23 de janeiro. Já a grande final ocorrerá em 29 de novembro. Os meses de janeiro e fevereiro serão usados somente para a definição dos últimos classificados à fase de grupos. Participarão desta etapa da Libertadores os brasileiros Botafogo e Atlético-PR.
A fase de grupos tem início previsto para o dia 7 de março. Esta etapa terminará em 25 de maio. Estão classificados para integrar as chaves os brasileiros Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio e Chapecoense. As partidas de ida e volta das finais serão disputadas só no mês de novembro. Por pressão das confederações sul-americanas, a Conmebol desistiu da proposta de instituir um jogo único, em campo neutro, para decidir o torneio.
Para termos de comparação, a fase preliminar da Libertadores deste ano teve início no dia 2 de fevereiro. A final do torneio, vencida pelo colombiano Atlético Nacional, ocorreu em 27 de julho. Por conta das mudanças no calendário, a edição de 2017 não contará com a presença de clubes mexicanos. O sorteio dos grupos e das fases preliminares da Libertadores está marcado para as 21 horas (de Brasília) desta quarta-feira, na cidade paraguaia de Luque, onde fica a sede da Conmebol. Os clubes integrarão os potes para o sorteio de acordo com suas posições no ranking da entidade. A classificação não foi divulgada publicamente.
Copa do Br: CBF divulga tabela com finais em feriados
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (21), a tabela básica com as datas da Copa do Brasil de 2017. A decisão, que desde 2013 acontece no final do ano, será disputada nos feriados de 7 de setembro (Independência) e 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), duas quintas-feiras.
A primeira fase da competição, que agora terá jogo único, será disputada entre 8 e 15 de fevereiro. Dentre os principais confrontos, está a visita do Corinthians à Caldense, em Minas Gerais, e o duelo entre Moto Club e São Paulo, na Paraíba. De acordo com o novo regulamento da competição, um simples empate garantirá ao clube visitante, geralmente melhor ranqueado na CBF, a classificação.
Na segunda fase, que também será em jogo único, o empate será decidido em disputa de pênaltis. A partir da terceira, a classificação será definida em partidas de ida e volta, com o critério de gol marcado fora de casa como critério de desempate. As equipes que disputam a Copa Libertadores entram na Copa do Brasil a partir das oitavas de final, no final de abril.