Com atuação soberana nos 45 minutos iniciais, o Tupi superou o Aymorés por 3 a 0 nesta quarta-feira (21), no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A partida que abriu a quarta rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro teve atuação de gala do atacante Thiago André, autor dos três gols do Carijó, todos ainda no primeiro tempo. O duelo também foi marcado por elevado número de faltas e cartões, com três expulsões: do zagueiro Douglas, do Galo, e do meia Stefano, do time ubaense, antes do intervalo, e do meia Vitinho, aos 3 minutos da segunda etapa, também pela equipe visitante.
O resultado levou o Alvinegro de Santa Terezinha aos 6 pontos, parcialmente na 4ª colocação, enquanto o Aymorés permanece em 10º com 2 pontos. O Galo volta a campo já no próximo sábado (24), quando visita o Democrata-SL na Arena do Jacaré, às 15h. Já o representante de Ubá tem compromisso em Muriaé, contra o Nacional, no mesmo dia, às 15h30.
Surpresas na escalação
O técnico Rafael Novaes já seria obrigado a promover mudança na meta carijó, visto que o goleiro Victor Hugo estava suspenso, expulso na última rodada. Esio foi o escolhido para a vaga. No entanto, o comandante promoveu as entradas do zagueiro Douglas, do meio-campista Matheus Rezende e do atacante Thiago André nas vagas de Luís Octávio, Júlio Cezar e Sávio.
O Galo atuou com Esio; Adson, Douglas, Adalberto (Victor) e Élder; Izaias, Albert e Matheus Rezende (Kassinho); Thiago André (Luís Octávio), Esquerdinha e Renan Amorim (Júlio Cézar). Do lado visitante, Bruno Barros mandou o Aymorés a campo com Alyson; Marlon, Samuel, Paulo Roberto (Caio Felipe) e Lucas Grossi (Tatá); Denilson, Vitinho e Stefano; Wisley (Bambam), Pedrinho e Jeferson (Rodrigo José).
Primeiro tempo para não esquecer
Se nas duas últimas rodadas o Tupi sofreu gols nos primeiros lances dos jogos, a arma nesta quarta-feira passou a aliada alvinegra. Logo aos 2 minutos, Renan Amorim serviu o lateral-direito Adson em ultrapassagem pela direita que cruzou por baixo, na segunda trave. Surpresa na escalação, Thiago André se desvencilhou de zagueiro e finalizou para o fundo das redes, com placar aberto: Tupi 1 a 0.
Aos 7, o destro Renan Amorim desperdiçou chance de ampliar com a canhota em chute defendido por Alyson. Mas dez minutos depois, o artilheiro do dia reapareceu. Thiago André recebeu passe espetacular de Albert, de trás do meio-campo, e, antes da meia-lua, deu toque rasteiro no seu canto direito e deslocou o goleiro que saiu para fechar o ângulo sem sucesso.
Mas o Carijó não parou. Pelo contrário, o melhor estava por vir e merecia a presença de público para aplaudir o protagonista do dia. Aos 33, após rebatida da zaga ubaense na área, a bola foi na direção de Thiago André, novamente atrás da meia-lua, que dominou no peito e, sem deixar cair, emendou chute no canto esquerdo de Alyson em um dos gols mais bonitos da história recente do Galo no Estádio Municipal.
Substituições e expulsões
Antes mesmo do término do primeiro tempo, Bruno Barros já sacou o lateral-esquerdo Lucas Grossi, amarelado, atleta do setor mais explorado pelo Tupi até então. Aos 45, quando o jogo parecia controlado até mesmo no aspecto disciplinar, o árbitro André Luiz Bento ouviu um dos auxiliares sobre um entrevero entre o zagueiro carijó Douglas e o meia do Aymorés, Stefano e optou por expulsar ambos.
Na volta do intervalo, Thiago André foi o escolhido por Rafael Novaes para deixar o gramado na necessidade de recompor a linha defensiva. O zagueiro Luís Octávio substituiu o autor dos três gols. E logo aos 3 minutos, outro cartão vermelho. O camisa 8 ubaense, Vitinho, acertou o lateral-esquerdo Élder com uma tesoura próximo à linha de fundo do campo de ataque carijó e recebeu a punição máxima do árbitro, deixando o Aymorés com 9 atletas em campo.
Com elevado número de faltas, o segundo tempo prosseguiu sem ameaças às metas até os 20 minutos, quando Izaias recebeu lançamento preciso de Élder e tentou encobrir o goleiro, mas com toque mal direcionado. Rafael Novaes promoveu mais mudanças, com entradas de Kassinho, Júlio Cézar e Victor. Os dois primeiros, meia e atacante, ainda tiveram oportunidades de ampliar a vantagem em Juiz de Fora, mas o placar se manteve em 3 a 0, com a segunda vitória do Tupi consolidada no Módulo II.