Ícone do site Tribuna de Minas

Piloto de kart radicado em JF fica em 3º na Taça Minas da modalidade

carlos kart1 by arquivo pessoal
Atleta busca adaptação à pista de Vespasiano para as disputas dos torneios estadual e nacional (Foto: Fernando Dilly)
PUBLICIDADE

O piloto paulista Carlos Gomes, que é radicado em Juiz de Fora, segue firme na preparação para as principais competições de kart do país. Após vencer o Campeonato Carioca da modalidade em dezembro, ele ficou em terceiro na Taça Minas Gerais, que foi encerrada no último final de semana e sediada em Vespasiano (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A competição é vista pelo piloto como parte fundamental para se colocar entre os favoritos ao título nacional, disputado em novembro, também no Kartódromo RBC Racing, na Região Metropolitana da capital.

No total, a Taça Minas Gerais teve quatro etapas, todas no Kartódromo RBC Racing. Carlos traçou como estratégia a ambientação à pista, que será a mesma tanto no Brasileiro quanto no Mineiro, que acontecem no segundo semestre. “Ficar em terceiro foi bacana, porque eu não estou acostumado a correr na pista, então foi mais para aprendizado. Foram quatro etapas que deram para aprender muito sobre o circuito, entender como são as nuances, os diferenciais”, conta.

PUBLICIDADE

De acordo com o piloto, a pista de Vespasiano é muito técnica e exige que os erros sejam diminuídos ao mínimo. “A ideia era, em um primeiro momento, conhecer a pista, ver as diferenças de temperatura e como fazer o setup correto dos equipamentos”, explica. “Eu consegui pódio na maioria das etapas, o que é muito bom. Estou correndo com os principais, que têm chances de títulos”, analisa.

PUBLICIDADE

Preparação intensificada

Durante a campanha na Taça Minas Gerais, Carlos se manteve treinando a cada duas semanas, em média, no kartódromo da Região Metropolitana. O objetivo do piloto é aumentar o contato com a pista gradualmente ao longo do segundo semestre. Encerrada a primeira competição da temporada, ele, então, volta as atenções para o Campeonato Mineiro, competição que terá as três provas em Vespasiano.

“Agora, no segundo semestre, vamos ter uns 15 dias de férias e vamos começar uma preparação, porque a ideia é a gente treinar quase toda semana ou mais do que isso (…). O segundo semestre é bem mais focado”, projeta o piloto, que planeja se mudar para Belo Horizonte em outubro para passar a treinar ao menos três vezes por semana visando as principais competições do ano.

PUBLICIDADE
“Meu objetivo é chegar no Brasileiro confiante” (Foto: Fernando Dilly)

“O mais importante é ter confiança”

Ainda que o objetivo principal seja a disputa do Campeonato Brasileiro, Carlos trata o Mineiro como um indicativo inicial do nível dos concorrentes. De acordo com ele, a competição estadual já passa a agregar alguns competidores de outros estados que vão buscar conhecer a pista em que vão disputar o torneio nacional. “A gente começa a ter um grid maior e mais similar ao Campeonato Brasileiro. A minha ideia é me manter entre os três principais, porque vamos ter pilotos que já são consagrados, que têm títulos nacionais e vão participar no dia a dia”, diz.

Já para o Campeonato Brasileiro, o objetivo também é ter protagonismo e se colocar entre os postulantes ao título. A competição acontece ao longo de uma semana de disputas que define a posição de largada na prova decisiva. “Meu objetivo é chegar no Brasileiro confiante. Preparo a gente acaba tendo por conta de treino, mas o mais importante é ter a confiança de chegar lá e falar: ‘eu posso ganhar’. Essa é a minha ideia, chegar com confiança, entendendo o equipamento e a pista para conseguir chegar ao título porque, (ficar) entre os três primeiros, com certeza eu vou ter condições”.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile