Ícone do site Tribuna de Minas

Atleta de Juiz de Fora participa de ultramaratona de 24 horas no sábado

glaucio by arquivo pessoal
Gláucio passou por preparação intensa focada na prova em Toledo. (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

No próximo sábado (22), acontece, na cidade de Toledo (PR), a décima edição da Corrida Torao Takada, uma ultramaratona de 24 horas. Um dos participantes é o juiz-forano Gláucio Monte-Mór, de 45 anos. O corredor, que possui experiência em corridas de longa distância, participa pela primeira vez da prova. Em entrevista à Tribuna, Gláucio contou como fez para manter o ritmo durante o isolamento social imposto pela pandemia, a preparação para a ultramaratona e os próximos desafios.

Gláucio já participou de 16 ultramaratonas, sendo que duas tinham a duração de 24 horas, assim como a de sábado. Para conseguir disputar esse volume de provas, é necessário manter uma rotina de treinamentos. Porém, por conta da pandemia, o atleta teve sua preparação prejudicada em respeito ao isolamento social. “Meu nível caiu bastante no início da pandemia, foi inevitável. No começo do isolamento, existia a dúvida se poderia correr ao ar livre ou não, então acabei fazendo alguns treinos isolados. Eu ia na BR-040, fazer sozinho. Pouco tempo depois eu fiquei em casa e treinei bem pouco. Fiz alguns em casa de fortalecimento, mas de corrida mesmo não fiz nada, não consegui me adaptar”, conta Monte-Mór.

PUBLICIDADE

A ultramaratona do próximo sábado será a primeira de Gláucio depois do fim das restrições para prevenção ao Covid-19. Monte-Mór passou por perda de peso e treinamento intenso. “A preparação começou no final de novembro (de 2022). Eu diminuí meu peso corporal em 10 kg. Corri, aproximadamente, 110 km por semana de treinamento. O mês que eu tive melhor desempenho foi março, com 460 km percorridos”. O atleta complementa, afirmando que chega em sua melhor forma física. “Me preparei bastante. Estou chegando na minha melhor forma. A última prova de 24 horas que eu fiz, há mais de sete anos, consegui percorrer 202 km. Espero conseguir superar essa marca”, projeta o corredor.

Como funciona uma ultramaratona?

O vencedor de uma ultramaratona não é determinado por quem percorre a maior distância em 24h ininterruptas, e, sim, por quem realiza o maior número de voltas dentro de um percurso em um dia completo. Gláucio, que disputa a sua terceira maratona de 24h horas, explica que pausas são permitidas durante a prova. “Ela é livre para o corredor fazer o que quiser: pode parar, ir ao banheiro, se alimentar, trocar de roupa, caso necessário. Na minha estratégia, pretendo não dormir”, detalha o atleta.

A Corrida Torao Takada será iniciada às 9h30 de sábado, e encerrada no mesmo horário no dia seguinte. O percurso, que possui 1,3 km, será realizado em volta do Lago Municipal de Toledo, que compõe o Parque Ecológico Diva Paim Barth. Essa é a décima edição da ultramaratona, que não possui caráter competitivo.

Gláucio também relatou que planeja participar de mais provas no primeiro semestre de 2023, e que ainda não tem programadas maratonas para o restante do ano. “No final de maio, vou participar da meia maratona de Juiz de Fora, e, no dia 11 de junho, vou correr a maratona do Rio. Ainda não tem nada, a princípio, para o segundo semestre. Talvez apareça alguma corrida, mas até o momento, nada”, finaliza.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile