Ícone do site Tribuna de Minas

De forma inusitada, Flamengo de JF é campeão mineiro sub-10

flamengo campeao by arquivo pessoal
Equipe conquistou direito de disputar a Taça Brasil (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

Foi com uma emoção jamais antes sentida pelos atletas e treinadores que a Escola do Flamengo de Juiz de Fora se sagrou campeã da última fase do Campeonato Mineiro sub-10 no domingo (19). Depois de vencer o AD Futsal Uberlândia por 4 a 0 e o Avaí Pará de Minas por 7 a 1, o time comandado pelo treinador Henrique Biaggi empatou o último jogo do quadrangular contra o Base Sporting Club por 2 a 2. Os resultados fizeram com que essas duas equipes ficassem iguais em todos os critérios de desempate e, por isso, o campeão precisou ser decidido por um sorteio.

A responsável pela Federação Mineira de Futsal cortou dois pedaços de papel e escreveu Flamengo em um deles e Sporting Club em outro. Os nomes foram colocados em um copo e coube ao jornalista Ivan Elias, do Portal Toque de Bola, puxar um dos papéis. Quando comissão e jogadores do clube juiz-forano viram que tinham sido sorteados, o Ginásio Municipal – que contou com a presença de torcedores que levaram até bandeirões – explodiu. Correria, gritos e choros marcaram a conquista do estadual. O título garantiu vaga ao Flamengo para a Taça Brasil de Clubes, a mais importante competição nacional, no próximo ano.

PUBLICIDADE

“Tivemos um tiro livre faltando dez segundos para a partida terminar e perdemos. Deu ainda mais emoção. Foi bem complicado ser por sorteio, no momento eu queria ir embora (do Ginásio). Quis Deus que fosse assim, com mais sufoco ainda. Ainda bem que sortearam nosso nome, mas não quero mais passar por isso”, diz Henrique Biaggi.

PUBLICIDADE

O técnico também explica porque não houve uma disputa de pênaltis entre os times. “Em fevereiro, foi combinado em assembleia que o campeonato seria um quadrangular em pontos corridos. Quem soma mais pontos é campeão. Então aquele jogo não era uma final, por isso não tinha disputa de pênaltis. Nunca aconteceu isso, empatar em todos os critérios, é quase impossível. Tentamos conversar com a Federação para ver alguma possibilidade, mas a arbitragem não podia bancar algo diferente porque depois as equipes poderiam entrar com recurso, já que aquilo não estava no regulamento”, detalha.

Trabalho a longo prazo

A maioria dos atletas campeões estaduais estão no Flamengo há três anos. Em 2021, a equipe ficou com o bronze do Campeonato Mineiro. Já no ano passado, perdeu na final e terminou a competição com a prata. Mas comissão, diretoria e atletas não desistiram e conseguiram o título neste ano. “Fizemos uma espécie de escadinha, foi um alívio tremendo para os meninos. Essa turma tem uma capacidade tremenda de jogo, podemos exigir deles e dar informações. É um grupo muito diferente, qualificado e merecedor”, define o professor.

PUBLICIDADE

No próximo ano, o Flamengo tem vaga garantida na Taça Brasil de Clubes, ainda sem data e local definidos. Biaggi afirma que os próximos meses serão de planejamentos para 2024, e que o objetivo é entrar no campeonato nacional. “Tem todo o custo, mas a vaga é nossa. É hora de buscarmos informações para ver como vamos fazer. Quero muito disputar, a comissão e a diretoria também”.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile