Ícone do site Tribuna de Minas

Catar e Equador se enfrentam na abertura da Copa do Mundo

PUBLICIDADE

A Copa do Mundo de 2022, enfim, irá começar. Neste domingo, o anfitrião Catar e o sul-americano Equador abrem a competição em duelo agendado para as 13h (de Brasília), no estádio Al Bayt, localizado a 40 quilômetros de Doha, na cidade de Al Khor. O confronto é válido pelo grupo A do Mundial.

Os catáries, que sediam o torneio, fazem sua primeira participação em uma Copa na história. O time realizou um longo ciclo de preparação, que incluiu presença na Copa América de 2019, vencida pelo Brasil. Além disso, o técnico Félix Sánchez possui em mãos um grupo que atua junto há muito tempo e tem feito treinamentos intensivos desde julho.

PUBLICIDADE

O grande destaque individual da equipe é o meia-atacante Akram Afif, responsável pela criação de jogadas da seleção. Além disso, o time possui um forte jogo pelas beiradas do campo, com os alas Homam Ahmed e Hamid Ismaeil.

PUBLICIDADE

Já o Equador retorna ao Mundial, após ficar fora em 2018, com uma campanha irretocável nas Eliminatórias. A seleção se classificou em quarto lugar, tendo o segundo melhor ataque e a terceira melhor defesa do torneio.

O lateral-direito Byron Castillo, pivô de um imbróglio na Fifa, ficou de fora da competição por uma lesão no tornozelo sofrida em amistoso diante do Iraque, na última semana. Já a presença do zagueiro Robert Arboleda, do São Paulo, que não entrava em campo há cinco meses após contusão, surpreendeu.

PUBLICIDADE

O volante Moisés Caicedo, do Brighton, é uma das referências do time tanto ofensiva quanto defensivamente. Os equatorianos possuem um elenco jovem, com média de 26 anos de idade – a menor entre as seleções da América do Sul.

O grupo A da Copa do Mundo ainda conta com Holanda e Senegal. As equipes se enfrentam no outro embate do grupo, às 13h desta segunda-feira, no estádio Al Thumama.

PUBLICIDADE
Al Bayt Stadium, em Al Khor, Catar, palco da abertura da Copa (Foto: Divulgação / Comitê do Catar)

Cerimônia de abertura

Cerca de uma hora antes de a bola rolar para o maior evento do futebol no planeta, aspectos importantes da cultura catari serão mais conhecidos com a realização da cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2022. O evento está marcado para as 12h (de Brasília), também no estádio Al Bayt.

A expectativa fica pelas atrações da cerimônia. Diversos nomes especulados foram negados pela imprensa: Dua Lipa, Shakira e Rod Stewart são alguns dos artistas que já recusaram participação no evento. Até o fechamento desta edição, o mistério era mantido, sem muitos detalhes sobre as atrações confirmadas. Dois nomes estão certos: o cantor sul-coreano Jung Kook, do grupo de k-pop BTS, e o rapper Lil Baby, responsável por uma das músicas da trilha sonora da Copa do Mundo.

Outros nomes especulados são o grupo de rap Black Eyed Peas e os cantores Robbie Williams e Nora Fatehi.
Em 2018, na Rússia, a cerimônia também teve números de dança e discursos dos presidentes da Fifa, Gianni Infantino, e da Rússia, Vladimir Putin.

PUBLICIDADE

Cerveja alcoólica proibida

Os torcedores que forem ao evento de abertura não poderão consumir bebidas alcoólicas no estádio e no entorno. As autoridades do Catar e da Fifa anunciaram, na última sexta-feira, a proibição da venda de cerveja alcoólica nos arredores dos palcos esportivos durante a Copa do Mundo. Com isso, bebidas alcoólicas serão vendidas em pontos de encontros de torcedores, como a Fan Fest oficial da Fifa.

“Após as discussões entre as autoridades do país sede e a Fifa, foi tomada a decisão de concentrar a venda de bebidas alcoólicas na Fifa Fan Fest, outros pontos de encontro dos torcedores e nos locais que têm licença para a atividade, e eliminar os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo”, afirma a Fifa em comunicado oficial, sem explicar os motivos da decisão.

Contudo, a Fifa deixou claro que haverá a venda de cerveja sem álcool nos arredores e dentro de todos os estádios que serão utilizados na Copa do Mundo. “Não há impacto na venda do Bud Zero, que permanecerá disponível em todos os estádios da Copa do Mundo do Catar. As autoridades do país anfitrião e a Fifa continuarão a garantir que os estádios e áreas adjacentes proporcionem uma experiência agradável, respeitosa e agradável para todos os torcedores”, acrescenta o comunicado da Fifa.

PUBLICIDADE

 

FICHA TÉCNICA
CATAR X EQUADOR

Local: Estádio Al Bayt, em Al Khor (QA)
Data: 20 de novembro de 2022, domingo
Horário: às 13h (de Brasília)
Árbitro: Daniele Orsato-ITA
Assistentes: Não divulgado até esta edição
VAR: Não divulgado até esta edição

CATAR: Al Sheeb; Al Rawi (Tarek Salman), Boualem e Abdelkarim; Hamid Ismaeil, Al-Haydos, Boudiaf, Hatem e Homam Ahmed; Akram Afif e Almoez Ali.
Técnico: Félix Sánchez

EQUADOR: Alexander Domínguez; Angelo Preciado, Torres (Arboleda), Hincapié e Estupiñán; Carlos Gruezo, Alan Franco (Cifuentes) e Moisés Caicedo; Gonzalo Plata, Ibarra e Enner Valencia.
Técnico: Gustavo Alfaro

Sair da versão mobile