A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que busca aval para ceder o Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, equipamento público inaugurado em junho deste ano, à iniciativa privada. A mensagem do Executivo com a proposição foi encaminhada à Casa no último dia 31 de agosto e precisa obter a aprovação da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira antes de ir para discussão em plenário. A informação foi veiculada inicialmente pelo site “O Pharol”.
O projeto de lei encaminhado à Câmara autoriza a prefeita a conceder o uso das instalações do Ginásio Municipal, em caráter oneroso. As regras da cessão, entretanto, serão estabelecidas no futuro contrato a ser celebrado com o concessionário, conforme os termos do edital de licitação que será produzido caso a proposição seja aprovada. “A concessão de uso das instalações do Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos não acarretará despesa de qualquer natureza para o Município”, complementa o texto do projeto.
Na mensagem encaminhada à Câmara, a Prefeitura argumenta que a concessão do ginásio “tem como objetivo garantir o melhor uso e aproveitamento desse novo equipamento (…). Trata-se, portanto, de disciplinar sua utilização regular, promover incrementos que beneficiem o público e assegurar sua disponibilidade a atletas e equipes esportivas profissionais da cidade”.
O Executivo ainda afirma que “a concessão deste tipo de equipamento é uma tendência mundial, proporcionando diversos tipos de ganho, seja esportivamente, seja para a eficiência da gestão do próprio aparelho”.
A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura solicitando as motivações da possível concessão do espaço, além de questionar sobre as possíveis implicações da privatização nos eventos que o Ginásio Municipal já está recebendo e sobre o custo mensal do equipamento esportivo aos cofres públicos. Entretanto, até o momento, não houve resposta.
O Ginásio Municipal
As obras do Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos duraram mais de 18 anos e custaram R$ 23 milhões, de acordo com o que foi divulgado pela PJF na época da inauguração do espaço. O local tem cerca de 7 mil metros quadrados e capacidade para receber até cinco mil pessoas.
Nas últimas semanas, o equipamento público sediou os eventos com maior demanda de público desde sua inauguração: nos dias 2 e 3 deste mês, em confrontos consecutivos entre JF Vôlei e Itambé/Minas, o Ginásio Municipal recebeu 1.475 pessoas no primeiro dia, e 1.668 torcedores no segundo. Na semana que vem, o time juiz-forano tem partida contra o Sada Cruzeiro agendada para o local.