O atleta juiz-forano de lançamento de disco, João Victor Ferreira, de 21 anos, morador do Bairro São Pedro, na Cidade Alta, sagrou-se vice-campeão brasileiro no último final de semana, em competição realizada na cidade de Bragança Paulista (SP). Atleta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ele alcançou a marca de 51.29 metros, enquanto o primeiro colocado, Mateus Torres, do Praia Clube, fez 55,38m. O medalha de bronze, João Souza, da APAD, arremessou para 48,62 metros.
Em entrevista à Tribuna, João Victor diz que achou sua marca satisfatória, mas acredita que consegue lançar melhor. “Ao fim, o sentimento foi de alegria imensa. Pensei que toda luta, dedicação e superação valeram a pena para realizar esse objetivo de ser um dos melhores do Brasil”, declara o atleta.
Conforme o lançador, a UFJF, local em que treina desde 2017, tem total importância nessa marca. “Pratico o esporte cinco vezes na semana. Sem a Universidade, eu não teria nenhuma infraestrutura para poder alcançar esse feito”. João Victor, inclusive, treinou por alguns anos com Luiz Maurício Dias, finalista olímpico de lançamento de dardo. “Ele que me apresentou o projeto, éramos colegas de turma. Também me motivou a seguir nos treinos, e desde o início tenho ele como referência no esporte”, frisa.
Além de vice-campeão brasileiro sub-23, João Victor já foi campeão brasileiro universitário e medalhista de ouro no estadual sub-16, sub-18, sub-20, sub-23 e adulto. Também conquistou a terceira colocação no PanAmericano, realizado no México. “Meu objetivo é continuar evoluindo e conquistando medalhas. Ir também batendo minha marca pessoal até que seja possível o índice para as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028. Meu sonho é em um dia poder ser reconhecido como atleta profissional de alto rendimento, estar entre os melhores do mundo e deixar um legado para as próximas gerações”.
*Sob supervisão da editora Rafaela Carvalho