Englobando duas categorias infantis e com a presença do supervisor do Fluminense, Juiz de Fora recebe, neste fim de semana, a JF Cup. A competição de Fut 7 realiza sua primeira edição com a presença de equipes da cidade, da região e do Rio de Janeiro. O evento acontece no sábado (22) e no domingo (23), iniciando às 8h nos dois dias no Estádio Doutor José Procópio Teixeira Filho – o campo do Sport Club Juiz de Fora -, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, Centro.
Com entrada gratuita, o principal objetivo da JF Cup, de acordo com o organizador do evento Diego Almeida, é oferecer aos jovens de todas as classes sociais oportunidade de lazer e de entretenimento pelo futebol. “Dentro dessa perspectiva, conseguimos agregar vários patrocinadores que estão acreditando que será uma ferramenta para Juiz de Fora como competição”, conta.
Em relação à importância para a cidade, Diego afirma que a estrutura montada e todos os outros detalhes foram pensados para deixar o ambiente mais propício à competição e à vivência e experiência das crianças. “Existe uma equipe muito grande por trás da Copa, com diversos parceiros: da comunicação, da gestão esportiva, da segurança, da saúde e outros profissionais que estarão oferecendo o melhor suporte e ambiente possíveis para a prática esportiva.”
A média de público esperada é de mil espectadores acompanhando os jogos, dentre torcedores, familiares, amigos e as demais pessoas envolvidas. Além disso, a meta é contar com mais equipes do cenário nacional na segunda edição do torneio.
Presença de supervisor técnico do Fluminense
Além da disputa dentro de campo, a JF Cup contará com a presença de Kepler Inocêncio, juiz-forano que atua como supervisor técnico do Fluminense, do Rio de Janeiro. Segundo ele, o torneio é de grande relevância para o mercado do futebol nas categorias sub-10 e sub-12, já que ambas não têm tantas possibilidades de competição. “É mais uma oportunidade para os meninos se mostrarem, sendo Juiz de Fora e a Zona da Mata uma região muito rica em talentos. Para nós, é de suma importância esse evento, já que facilita a observação de jogadores para nosso clube.”
De acordo com Kepler, o fato de ele ter nascido na cidade foi um dos motivos para o procurarem, assim como a grande parceria entre Sport – sede do torneio – e Fluminense. “Juntou o útil ao agradável. Essa competição tem tudo para entrar no calendário nacional de todos os clubes em breve”, acredita.
Categorias da JF Cup
No sábado, ocorrerá a disputa sub-10. Na categoria, foram convidadas as equipes do Centro de Futebol Zico-JF, Sport/Asepef-JF, PSG Academy-JF, Sport Club Juiz de Fora, Villa Cruz-JF, Volta Redonda-RJ, Barcelona-RJ e Portuguesa-RJ.
Já no domingo, será a vez do torneio sub-12. Os times convidados para a disputa foram o Centro de Futebol Zico-JF, Sport/Asepef-JF, PSG Academy-JF, Sport Club Juiz de Fora, Ubaense, Volta Redonda-RJ, Galaxy/Uberabinha-JF e Portuguesa-RJ.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva