De 2016 até agosto de 2017, Uberabinha/UFJF. A partir de setembro do ano passado, projeto solo apenas com o nome Uberabinha. No dia 2 de abril, desistência de disputar a elite do Campeonato Mineiro de base em função das dificuldades financeiras. Setenta e duas horas depois do comunicado, a reviravolta ao oficializar parceria com o Carijó e virar Uberabinha/Tupi. E é com esta junção que a Associação Esportiva Uberabinha, uma das equipes de base mais tradicionais do município, estreia neste sábado (21) no Estadual sub-15, às 9h, e sub-17, às 11h, em Araxá contra os donos da casa do Dínamo Esporte Clube.
As mudanças sofridas pela equipe em pouco tempo justificam objetivos como o citado pelo treinador do time juvenil (sub-17), Paulo Sérgio, 49 anos. “Esperamos realizar um bom trabalho e acordar os empresários de Juiz de Fora para que passem a valorizar as categorias de base que tiram pessoas da rua, formam projetos sociais. Mas independente de tudo isso, em qualquer trabalho iremos mostrar nosso melhor porque gostamos e queremos fazer bem”, analisa o técnico formado pela ABTF (Associação Brasileira de Treinadores de Futebol), que ainda está conhecendo os atletas e estrutura da equipe. Ele aposta na conversa e estabelecimento de metas na carreira para rápida absorção de sua filosofia de trabalho.
“Na segunda (16) fui apresentado aos meninos. Antes disso, o Dudu (técnico do sub-15) me mostrou o que eu teria de material humano. Ele já trabalha com base, mas eu estava no sub-20 e profissional. Mas um treinador tem que chegar com uma proposta diferente e acreditar nela. Dentro disso resolvi implantar a minha filosofia de trabalho e, nos treinos que tivemos, os resultados foram excelentes. Nosso time-base já mostrou dar liga. Mas falo que, com foco, disciplina e certeza do que cada um quer, o sucesso vem. Se seu sonho é ser jogador de futebol, é possível para qualquer um, mas precisa de muito trabalho”, diz.
LEIA MAIS:
- Uberabinha anuncia que não vai disputar o Campeonato Mineiro
- Uberabinha firma parceria com o Tupi e irá disputar o Mineiro de base
Treinador mais conhecido na cidade, Sergio Eduardo, o Dudu, irá comandar o time infantil (sub-15). Apesar de todas as dificuldades desde a primeira peneira, em novembro de 2017, ele acredita que o projeto teve uma “preparação muito boa. Estávamos fazendo um bom trabalho até a questão de não disputar o Mineiro, o que acabou dando uma desmotivada nos meninos. Mas conseguimos a parceria com o Tupi, que motivou novamente a equipe, e agora estamos finalizando os trabalhos para iniciar a competição.”
Com 48 atletas, as duas equipes têm base formada há cerca de um mês e 15 dias. Ao todo, 40 meninos serão relacionados para a primeira viagem rumo ao CT do Dínamo. Para Dudu, o fator psicológico terá forte influência na largada da Uberabinha.
“Teremos duelos muito difíceis, e acho que o que mais vai marcar essas partidas é a ansiedade dos meninos. E será contra um time copeiro, acostumado a grandes competições, além de atuarmos fora de casa. A categoria infantil deve sentir mais o jogo, já que a juvenil já atua no meio dos adultos, então está mais madura e acostumada. Sentirá menos a estreia”, projeta.
Nesta edição não haverá rebaixamento
Nesta edição do Estadual não haverá rebaixamento, o que assegura a Uberabinha/Tupi e adversários na elite do Mineiro em 2019. Antes com dez times participantes, agora apenas o dono da pior campanha sofreria com o descenso. No entanto, o Democrata-SL desistiu da competição, o que levou a Federação Mineira de Futebol (FMF) a não estipular queda para a segunda divisão. As partidas começam neste sábado, com fim previsto para o dia 13 de outubro, na decisão.
Além da equipe juiz-forana e do adversário deste sábado, o Dínamo, participam da competição Cruzeiro, Atlético, América e Novos Horizontes, de Belo Horizonte (MG), o Frigoarnaldo, de Contagem (MG), a A.M.D.H., de Betim (MG), e o Funorte Esporte Clube, de Montes Claros (MG). Os concorrentes jogam em turno e returno e os quatro melhores avançam para o mata-mata, tanto no sub-15, quanto no sub-17, separadamente. Não haverá, como nos anos anteriores, soma de pontos das campanhas das duas categorias. Semifinais e finais são disputadas em ida e volta.
O técnico Dudu mostrou otimismo ao projetar campanha. “O Uberabinha inicia o Mineiro com o objetivo de tentar uma classificação. Conseguimos captar bons jogadores e vamos buscar isso desde o início. Analisando friamente, das quatro vagas, três já ficam com Cruzeiro, Atlético e América. Então os outros times do interior vão buscar a vaga restante. E o objetivo tem que ser grande, não podemos simplesmente pensar em participar”.