Ícone do site Tribuna de Minas

Athletic negocia com ex-jogador de Cruzeiro e Palmeiras para ser técnico

PUBLICIDADE

O Athletic negocia a chegada de um novo comandante para a temporada. O escolhido é Alex de Souza, ex-meia de trajetória consagrada no futebol brasileiro, e que pode assumir a equipe de São João del-Rei após a saída do português Rui Duarte. A informação foi divulgada pelo jornalista Lucas Rossafa. O nome dele já havia sido especulado no Esquadrão de Aço em 2023. À Tribuna, a agremiação, por meio da assessoria, não confirmou as negociações, informou que não irá comentar sobre as tratativas e que irá anunciar o técnico quando houver um desfecho.

Aos 48 anos, Alex construiu trajetória marcante como jogador, com passagens históricas por Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro, além do status de ídolo no futebol turco. Se confirmado, o ex-camisa 10 chega com a responsabilidade de liderar o Esquadrão de Aço na disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro Série B, na segunda participação consecutiva do clube na divisão de acesso à elite nacional. Na última semana, a equipe foi rebaixada ao Módulo II do Campeonato Mineiro pela primeira vez.

PUBLICIDADE
Alex pode ser o novo treinador do Athletic (Foto: André Jonsson/Operario)

Antes do acerto com o Athletic, Alex esteve à frente do Operário Ferroviário. Em 2026, comandou a equipe em quatro partidas, sem conseguir vencer. Já na temporada anterior, teve papel importante na reação do time paranaense na Série B: assumiu a equipe na 15ª colocação, com 14 pontos, e encerrou a competição em 12º lugar, somando 48 pontos — campanha que incluiu momentos de aproximação do G-4. Ao todo, foram 26 jogos, com oito vitórias, dez empates e oito derrotas.

Alex à beira do campo

Desde que pendurou as chuteiras, em 2014, Alex passou a investir na carreira fora das quatro linhas. Entre 2021 e 2022, iniciou o trabalho como treinador nas categorias de base do São Paulo Futebol Clube.

A primeira experiência no comando de uma equipe profissional ocorreu em 2023, quando dirigiu o Avaí, em Santa Catarina. Na sequência, teve uma oportunidade no exterior ao assumir o Antalyaspor, da Turquia, entre 2024 e 2025, mas não conseguiu uma longa sequência no cargo. O último trabalho foi no Operário.

Sair da versão mobile