“Com toda a certeza isso é o que eu quero pra minha vida.” A segurança de Paula Ferrari, de apenas 17 anos, é exposta ao ser questionada pela Tribuna sobre a profunda mudança que passou no último mês de janeiro, graças ao seu esforço, à disciplina e paixão pelo esporte em um relacionamento de mais de uma década com a natação. A atleta juiz-forana, que nada pela categoria júnior 2, se transferiu, no início de 2022, do Clube Bom Pastor para o Minas Tênis Clube, e vive de forma intensa essa transição em sua carreira.
“Estou no Minas desde o dia 12 de janeiro. O contato deles veio através dos meus resultados no ano de 2021”, conta Paula, certamente orgulhosa. Somente na última temporada, entre os destaques, a nadadora local se tornou campeã brasileira júnior na disputa dos 100m peito e ainda fez história ao desporto de Juiz de Fora quando, ao ter confirmado seu título mineiro em seis provas (100m e 200m peito, 50m e 100m livre, 200m medley e 200m costas), também alcançou índice para disputar o Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro Absoluto, na categoria adulta, também nos 100m peito, com o tempo de 1min12seg72. Isto tudo ainda aos 16 anos.
Já nesta nova fase, Paula se mudou para Belo Horizonte para poder realizar os treinamentos diários na estrutura de sua nova equipe. “Estou aqui sem nenhum familiar, morando com duas meninas que vieram também no mesmo intuito”, conta. A adaptação, conforme a nadadora, foi facilitada por conta destas companhias e da recepção de todo o time. “Essas primeiras semanas estão sendo sensacionais. Estou passando por coisas que nunca imaginei que iria vivenciar, como participar de uma equipe maior e bem unida. Me acolheram superbem aqui e ter contato com pessoas diferentes, novas amizades tem feito tudo ficar ainda mais especial.”
Preparada para novas histórias
Agora no Minas, Paula seguirá representando seus familiares, amigos, ex-companheiros de Clube Bom Pastor e Juiz de Fora. Obstinada como demonstra ser, a atleta já mira se manter em evolução e nos pódios pelas piscinas do país. “Meus objetivos para a temporada são fazer ótimos campeonatos, bater minhas melhores marcas, reconquistar um pódio de um campeonato nacional e, é claro, ajudar a equipe a ser campeã de um Brasileiro e até mesmo de um (Brasileiro) Absoluto”, projeta.
E de uma esportista disciplinada, com pensamentos canalizados na consolidação da carreira a nível nacional, ninguém pode duvidar. “Eu ter vindo para BH reforça meu sonho e me faz acreditar cada vez mais que é possível e que estou no caminho certo”, reforça Paula.