Equipes cariocas, paulistas e capixabas estarão em Juiz de Fora neste sábado (19) para disputar a 1ª Copa Goalball da cidade. Além dos visitantes, a competição também terá a participação do time anfitrião da Associação Juiz-Forana de Para-Desporto (AJP). As partidas acontecerão a partir das 8h, no Sesc. A entrada será uma caixa de leite longa vida.
O objetivo do evento é tentar apresentar e popularizar a modalidade, que ganha força em várias partes do Brasil. Para o presidente da AJP, Antônio Marcos Costa a expectativa é boa. “É o primeiro campeonato que estamos organizando na cidade, então é uma oportunidade para divulgar a modalidade e mostrar à população o que é o goalball e sua importância as pessoas com deficiência visual, aproveitando a visibilidade da modalidade com as Paraolimpíadas. O esporte é a nossa ferramenta de superação”, explica.
A modalidade
O goalball é uma modalidade criada exclusivamente para pessoas com deficiência visual. As partidas têm duração de 20 minutos, divididos em dois tempos de 10 minutos. A quadra de jogo tem as mesmas dimensões da de voleibol. Cada equipe é formada por três jogadores titulares e três suplentes, que têm o objetivo de marcar gols na baliza adversária, que ocupa toda a linha de fundo. A bola utilizada tem um dispositivo sonoro para ajudar os jogadores a acompanhar sua trajetória.