O passo mais importante no ano do Athletic já foi dado ao conquistar a vaga para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. A trajetória do clube nesta temporada, porém, pode ficar ainda mais bonita neste sábado (19), quando a equipe enfrenta o Volta Redonda, às 17h30, no Estádio Joaquim Portugal, pelo duelo de volta da grande final da Série C do Brasileirão. No confronto de ida, o Voltaço venceu por 1 a 0. Dessa forma, o time de São João del-Rei precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para terminar a temporada com o título da Terceira Divisão nacional. Um triunfo por vantagem mínima leva a decisão para os pênaltis.
Na última quarta-feira (10), dez dias antes da decisão, o Athletic informou que os ingressos já estavam esgotados. A expectativa, portanto, é pela maior festa futebolística já vista em São João del-Rei, no estádio com capacidade máxima para quatro mil pessoas. Para essa ocasião, o técnico Roger Silva não terá desfalques. Com isso, a equipe que deve iniciar o jogo conta com Jefferson, Ynaiã, Edson, Sidimar e Yuri; Fumaça, Djalma e David Braga; Lucas Mineiro, Paul Villero e Denilson.
Campanha do Athletic
Em 26 jogos na Série C do Brasileirão, todas com Roger no comando técnico, o Athletic venceu 15 partidas, empatou cinco vezes e teve só seis derrotas. Esses números dão um aproveitamento ao Esquadrão de Aço de 64,10%, maior que a do Volta Redonda, de 62,82% (14 vitórias, sete empates e cinco derrotas). Desde o início da temporada, o clube mineiro tinha como meta o acesso, conforme declarou o treinador em entrevista à Tribuna.
“Gosto daqui porque as pessoas que comandam o clube sonham, e eu sou um sonhador. Juntos, podemos fazer uma grande Série C. A dificuldade é grande, como nossa logística, pelas viagens longas. Mas o Athletic está pronto para fazer um grande campeonato, seguro, com muita força. Espero que a gente possa oferecer bons espetáculos à torcida, para encher nossa casa e fazer valer a nossa história forte de quando temos os mandos de campo”, disse Roger, em abril.
2025 em vista
Já garantido na Segunda Divisão nacional do ano que vem, o Athletic trabalha para ampliar o seu estádio, garante o presidente da agremiação, Fábio Mineiro, em entrevista ao programa Segunda de Visão. “A norma da Série B é de seis mil lugares, mas ampliaremos para oito mil com capacidade de ir para 12 mil. Vamos trocar o gramado, ampliar as arquibancadas e fazer todo o investimento na ampliação dos vestiários”.
Além do estádio, o centro de treinamento também será reformulado. “De quatro campos, dois já vão ficar prontos até dezembro. Também vamos entregar um prédio de performance todo qualificado, com departamento médico, fisiologia atualizado ao mercado. Estou calculando um investimento de R$ 25 milhões a 30 milhões no estádio e no CT nos próximos seis meses”, revela o presidente.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva