Palco de grandes decisões do esporte nacional e internacional, o Estádio Jornalista Felippe Drummond, mais conhecido como Mineirinho, na Pampulha, em Belo Horizonte, vai ser a casa do voleibol mineiro mais uma vez. Nos dias 12 e 13/10, fãs do vôlei poderão acompanhar as finais do Campeonato Mineiro Codemge 2024.
O anúncio oficial foi feito na manhã desta quinta-feira (19) pelo governador Romeu Zema no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
“Essa final reforça a retomada do Mineirinho como a casa dos esportes especializados de Minas Gerais”, disse o governador.
“Antes da nossa gestão, o ginásio estava abandonado, sem uma destinação adequada. Era praticamente um elefante branco. Hoje, ele está sendo reformado, com a manutenção em dia e de portas abertas para a população. Teremos muitos outros eventos como esse daqui para frente”, afirmou Romeu Zema.
O Final Four vai reunir os quatro melhores times da fase de classificação do torneio. As semifinais serão disputadas no sábado (12 de outubro). Os vencedores das duas semifinais disputam o título estadual no domingo (13 de outubro). Os horários dos confrontos ainda serão definidos.
Para o diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores da Codemge, Lincoln Farias, a parceria entre a Federação Mineira de Voleibol e o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, fortalece ainda mais o esporte mineiro.
“Para nós, é um grande privilégio poder participar desse projeto. Entendemos a importância do apoio ao esporte, do incentivo a algo que resgata as pessoas e, principalmente, afasta as crianças do mundo das drogas e da criminalidade e, no nosso caso, é a promoção direta do desenvolvimento”, explica.
“Quando aportamos recursos para uma competição que tem o nosso nome, nós estamos ampliando o desenvolvimento econômico no âmbito da cidade por meio do esporte”, avalia Farias.
A secretária Adjunta de Comunicação de Minas Gerias, Bárbara Botega, falou com entusiasmo sobre a volta do vôlei para o Mineirinho.
“É uma honra imensa entendermos que Belo Horizonte tem de volta um dos maiores e mais bonitos equipamentos criado para o Esporte e a Cultura que é o Mineirinho. Lá é a nossa casa, a casa do esporte e da cultura. É um espaço de eventos que estava abandonado e, hoje, está ganhando sua forma novamente”, destaca.
“Acredito que isso recupera a memória, principalmente do belo-horizontino, do mineiro que viveu ali muitos jogos da Seleção Brasileira. Estamos começando a sentir que o Mineirinho está de volta e grandes jogos e eventos esportivos serão realizados novamente. Nos dá muito orgulho enquanto governo, enquanto Estado, propiciar tudo isso de novo”, celebra Bárbara Botega.
Campeonato Mineiro Codemge
Na noite dessa quarta-feira (18), o Itambé Minas venceu o Sada Cruzeiro, na Arena Unibh, por 3 sets a 1 (16/25, 26/24, 25/21 e 25/19) e se isolou na tabela de classificação, com 18 pontos. O time minastenista é o único invicto no torneio.
Na vice-liderança está o próprio Sada Cruzeiro, com 11 pontos. Na sequência vem o Praia Clube, com oito pontos e o JF Vôlei, com cinco pontos. O Azulim/Unifucamp/Monte Carmelo é o quinto colocado, com dois pontos, e Montes Claros, tem um ponto.
Outros jogos
Nesta sexta-feira (20), dois jogos aquecem a briga pela classificação. Às 19h30, o Azulim/Unifucamp/Monte Carmelo enfrenta o JF Vôlei, em Monte Carmelo. Às 20h40, o Sada Cruzeiro visita o Montes Claros Vôlei, no Norte de Minas.
Já no sábado (21), às 18h, Praia Clube/Uberlândia Vôlei encara o JF Vôlei, na Arena Praia, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.