Ícone do site Tribuna de Minas

História de Adil, ex-Tupi, será contada em livro que será lançado nesta sexta

WhatsApp Image 2021 08 19 at 20.21.36
PUBLICIDADE

Adil Pimenta de Souza Júnior, 56 anos, ex-meia-esquerda e atacante do Tupi, também com passagens por clubes como Bahia, Cruzeiro, Corinthians, Grêmio e Portuguesa, terá histórias de sua vida e carreira expostas em livro que será lançado nesta sexta-feira (20), a partir das 18h30, no Botafogo Futebol Clube, em São João Nepomuceno, sua cidade natal.

A obra “Adil, craque na bola, craque na vida: uma história de superação e conquistas”, tem como autor o jornalista Nei Medina, também amigo de infância do ex-gerente de futebol carijó. O evento de lançamento terá portas abertas aos interessados, com entrada cumprindo os protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

PUBLICIDADE
Capa do livro de Adil, com histórias no futebol mineiro e nacional (Foto: Divulgação)

“Acima de tudo, tenho muita gratidão por esse momento. Possuir uma oportunidade como essa de contar um pouco da minha carreira, e que seja registrado em um livro ainda, é muito melhor e me deixa lisonjeado, agradecido, porque é uma maneira de deixar um legado para as próximas gerações terem a chance de ver um pouco do que já foi feito do futebol daqui da cidade (São João Nepomuceno)”, destaca Adil à Tribuna.

PUBLICIDADE

As 121 páginas escritas irão contemplar tanto dramas pessoais, como o acidente automobilístico que sofreu em 2000, que o fez encerrar a carreira de forma precoce por conta de sequelas motoras com as quais lida até hoje, até as glórias nas quatro linhas, como conta Nei Medina, ao introduzir como surgiu a ideia da homenagem ao ex-atleta.

“Há uns 15 anos, eu comecei com um blog trabalhando com resgate da memória esportiva de São João Nepomuceno. E há uns 6 anos passei a escrever o ‘No Giro da Bola com Nei Medina’, edição mensal em que falava com os jogadores do município, porque aqui sempre foi um celeiro de grandes talentos. Contava a história deles. Depois, pensei que isso dava um livro, intercalando também com a história da cidade, em parceria com outro amigo, o Eduardo Ayupe. Quando vi, tinha 350 páginas, e a parte do Nica (apelido de Adil) umas 25. Dava um livro à parte”, destaca Medina. “Mas há quatro anos, ele fala pra mim que foi procurado em São Paulo por uma pessoa que queria fazer a biografia dele. Me pediu ajuda para mandar um resumo da carreira. Quando vi que não saía o livro, eu falei ao Nica que se ele confiasse em mim, eu escreveria.”

PUBLICIDADE

Medina conta que cresceu e treinou ao lado de Adil. “Nossa diferença é de um ano de idade. Mas passei a fazer mais pesquisas e marcar encontros com ele, direcionando para o que eu queria. O livro tem perguntas e respostas, histórias dele por Corinthians, Portuguesa, Grêmio, Araçatuba… contando desde as peladas na rua em que ele morava, em tópicos curtos.”

Passagens pelo Carijó

Naturalmente, a trajetória marcante de Adil no Tupi não poderia ser esquecida. “Tem minha primeira passagem no clube, em que fomos terceiro colocados do Campeonato Mineiro na época do Hilton Chaves (treinador na maior parte daquele Estadual) e do Maurício Baptista (de Oliveira, então presidente). Conta a gratidão que tenho pelo clube, por ter passado nele e feito um trabalho legal e que é reconhecido até hoje”, conta Adil.

PUBLICIDADE

“Tem histórias das duas passagens dele pelo Tupi. Não dou ênfase à terceira (como gerente de futebol). Na primeira ele conta porque sai do Cruzeiro e vem para o Tupi, mas tem uma pneumonia quando chega. Ele retorna ao Cruzeiro, vai para o Figueirense, faz um bom campeonato por lá, mas não quer ficar e, por isso, volta ao Tupi, ainda em 1989. Aí tem a vitória sobre o Atlético-MG no Procópio Teixeira lotado, consegui recuperar muita coisa”, completa Medina.

Como adquirir

O livro irá custar R$ 30 com venda apenas na edição física a partir do lançamento. Conforme Medina, contudo, há possibilidade de adquirir exemplares entrando em contato pelo e-mail neimedina@outlook.com.br.

Sair da versão mobile