A Associação Esportiva Uberabinha, tradicional equipe da Zona Norte de Juiz de Fora, anunciou, na noite da última terça-feira (18), por meio de suas redes sociais, que não irá disputar o Campeonato Mineiro de base. O clube participava da competição desde 2013, mas, dessa vez, ficará de fora por “motivos econômicos e financeiros”, conforme a nota divulgada.
Em entrevista à Tribuna, o presidente do Uberabinha, Sérgio Eduardo, o “Dudu”, explicou a decisão. “Temos a Lei Estadual e a Lei Federal de incentivo ao esporte aprovadas. Com elas, as empresas não precisam nos dar patrocínio, mas sim abater 3% do imposto que paga ao Governo. Mesmo assim, não conseguimos captar recursos, ninguém abraçou. Não irei fazer a loucura de disputar o campeonato com a ajuda dos pais, como foi em 2023”, diz.
Conforme explica o mandatário, na terça-feira acabou o prazo final de inscrição para a categoria sub-20. No fim da próxima semana, é o limite para o sub-15 e o sub-17. Dessa forma, por pouco tempo para ainda tentar parceiros, o clube recuou na participação. Ainda há esperança de disputar a categoria sub-14, em que as taxas só precisam ser pagas em maio.
“Temos ciência da importância da participação para os jovens e para a cidade. Agradecemos principalmente aos pais, que sempre participaram ativamente dos anos anteriores, e permitiram esse sonho”, publicou o clube, na nota. A agremiação ainda diz que “as raízes sempre foram de manter o clube de Juiz de Fora e não tomar o caminho de outras cidades, como outros clubes escolheram, o que será uma possibilidade para o futuro, infelizmente. Vamos tentar nos organizar e buscar retornar nos próximos anos”.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva