Ícone do site Tribuna de Minas

Atlética de Medicina da UFJF comemora 20 anos de história

PUBLICIDADE

No último 1º outubro, a Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (AAAFMUFJF) completou 20 anos. Em comemoração ao aniversário, os alunos organizaram um evento, o “Tubarão de Ouro”, que acontece neste sábado (19), às 22h, no Olympo Centro Cultural de Eventos. Na cerimônia, serão premiados atletas, técnicos, bateria, ex-diretores e ex-presidentes. Também acontecerá a passagem para a nova diretoria. Segundo o presidente da Atlética, Moisés Vilela, os alunos sentem orgulho de tudo o que foi construído ao longo das duas décadas de história.

“Fundamos a Atlética em 2002, depois dos alunos participarem da principal competição, que é o Intermed Minas. Antes da fundação, íamos só pra competir, sem perspectiva de sermos campeões. A construção da Atlética veio para mudar essa história. São muitos anos, viramos uma marca forte. Temos uma identidade de qual os alunos possuem apego. Hoje, conquistamos um protagonismo legal no cenário juiz-forano, estadual e até intermunicipal. Somos respeitados e sempre tentamos ganhar as competições”, declara Moisés.

PUBLICIDADE

A agremiação da Medicina também realiza iniciativas, até mesmo de cunho social, que mudam, aos poucos, uma visão negativa generalizada, imposta às atléticas por parte de muitos discentes. “Participamos e promovemos muitos eventos sociais e acadêmicos. A Copa Med é um dos primeiros, um interperíodo, uma competição entre as turmas. Parte da disputa é de qual turma doa mais alimento. Ano passado, arrecadamos mais de quatro toneladas para instituições carentes e escolas”, enaltece o presidente. “Há também a doação de sangue. Em 2022, mais de 150 pessoas foram ao Hemominas. Nos preocupamos com o impacto social que a Atlética gera”, reforça.

PUBLICIDADE
Foto: Divulgação

Os alunos promovem também eventos acadêmicos. Eles são coorganizadores do Congresso de Ortopedia e Traumatologia de Medicina Esportiva, que em 2020 teve mais de 8 mil inscritos de forma remota. Ao todo, segundo Moisés, foram arrecadados R$ 20 mil, destinados para a compra de materiais de proteção individuais.

Outra ação pela Atlética, desta vez no âmbito esportivo, é a Copa Rio Minas, realizada em Juiz de Fora com mais de 4.500 estudantes de Medicina de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. “Disputamos 18 modalidades. Das seis edições que tiveram, vencemos as seis. Somos hexa”, conta Moisés.

PUBLICIDADE

A Federal do Litoral disputou, também neste ano, a InterMed Minas, maior competição do estado. “Fomos com 350 alunos e foram 15 horas de viagem. Conseguimos ser vice-campeões. A Bizarra, nossa bateria, foi campeã pela primeira vez nesse desafio, quebrando a hegemonia da UFMG. E em 2017 e 2018, ficamos em primeiro no geral”, se recorda o presidente.

Os treinos de futebol de campo, futsal, handebol, basquete, vôlei, xadrez, peteca, sinuca, tênis, atletismo, natação, judô, entre outros esportes, são todos realizados com treinadores da área. “É aberto para qualquer um da faculdade que queira participar. Buscamos integrar os alunos de diferentes períodos, para termos contato com pessoas mais novas e mais velhas. Criamos um senso de altruísmo, de pertencimento. Construímos valores e amizades através do esforço coletivo”, entende o presidente.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile