Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz-forano Leo Santana deixa o ElPozo e vai para o futsal português

leo santana3 by reproducao instagram
“Sempre gosto de mencionar o nome de Juiz de Fora nas minhas conquistas profissionais” (Foto: Reprodução/Instagram)
PUBLICIDADE

O juiz-forano Leo Santana, jogador de futsal com diversas passagens pela Seleção Brasileira, encerrou mais um ciclo na sua carreira. Após quatro anos no ElPozo, uma das equipes mais tradicionais da Espanha, o ex-morador do Bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Nordeste da cidade, deixou o clube. Aos 35 anos, ele foi anunciado, na sexta-feira (16), pelo Eléctrico Futebol Clube, de Portugal. O atleta tem larga experiência no futsal europeu.

“Os quatro anos no Elpozo não foram fáceis, tive minha primeira lesão séria e derrotas duras. Eu tinha mais um ano de contrato opcional, mas foi definido que iria buscar novos ares. Tive aprendizados grandes, fui vice-campeão da Uefa Champions League, vice na Liga da Espanha e na Copa da Espanha. Tem que valorizar, afinal não é fácil estar em um grande clube e jogar esses torneios”, declara Leo. Em publicação no Instagram, ele afirmou ter “orgulho máximo dessa batalha constante, do profissionalismo diário que exerço. É o fim de outra história pra levar sempre”.

PUBLICIDADE

Representando JF no exterior

Com passagens em Juiz de Fora por Sport Club, São Bernardo e AABB, o atleta tem trajetória de sucesso fora do país. Entre 2009 e 2013, ele atuou no Cazaquistão, pelo Kairat, onde conquistou a Uefa Champions League e três vezes a Liga Cazaque e a SuperTaça, além de um troféu da Taça do Cazaquistão. Já entre 2013 e 2017 ele foi para o futsal russo, onde jogou pelo Sibiryak.

PUBLICIDADE

Em 2017, o juiz-forano se transferiu para a Espanha para jogar no gigante Barcelona. Por lá, faturou uma vez a Liga Espanhola (I Divisíon Futsal) e a Copa da Espanha, além de vencer duas vezes a Copa do Rei. Ele jogou pelo time da Catalunha até 2019, e, em 2020, foi para seu último clube, o ElPozo. Durante toda essa trajetória, Leo sempre ressalta o nome de Juiz de Fora.

“É muito prazeroso representar a minha cidade no futsal internacional. Sempre gosto de mencionar o nome de Juiz de Fora nas minhas conquistas profissionais, porque faz parte da minha essência. Tenho muito orgulho de ter levado o nome da nossa cidade no cenário asiático e europeu, e quero seguir fazendo isso”, busca o jogador.

PUBLICIDADE

Anualmente, desde 2016, Leo Santana se une com Ramon Pavão, ex-jogador profissional de futsal, para realizar um amistoso beneficente em Juiz de Fora, em busca de arrecadar alimentos para famílias carentes. Neste ano, a dupla estuda as possibilidades para tentar fazer mais uma edição no mês de julho, mas ainda não há confirmação da data do jogo.

Sair da versão mobile