O Tupi está em Vitória (ES) desde a manhã desta sexta (18), onde se concentrou para entrar em quadra no principal desafio da temporada. Às 10h deste sábado (19), o Galo faz o duelo de volta da primeira fase da Copa do Brasil contra o Álvares Cabral (ES), na Arena Vitória. O Carijó tem a vantagem do empate no confronto, após ter goleado os capixabas na ida por 5 a 0. Como o saldo de gols não é critério de desempate na competição, uma derrota juiz-forana no tempo normal leva a decisão da vaga à prorrogação. Se o tempo extra terminar em igualdade, a disputa de pênaltis sela o classificado.
Autor de três dos cinco tentos do Tupi na primeira partida, o pivô Lucão, 22 anos, mostrou otimismo para o reencontro das equipes, duas semanas após a vitória na UFJF. “O primeiro jogo foi muito importante porque nos deu confiança e reforçou que estamos no caminho certo. Se conseguirmos realizar a mesma coisa neste sábado com certeza sairemos classificados”, garante o atleta juiz-forano.
A partida pode marcar uma revanche carijó. Em 2016, os times se enfrentaram também pela primeira fase do mata-mata da Copa do Brasil, com classificação capixaba. No Espírito Santo, o duelo foi marcado por atuação em quadra molhada, um ginásio sem iluminação adequada e até a presença de gandulas, não permitida em regulamento. Para Lucão, o clima não deve ser diferente desta vez.
“O ambiente na Copa do Brasil é sempre pesado fora de casa, independente da equipe adversária. E, além de tudo, enfrentamos eles no ano passado, sabemos como foi, então o clima não será diferente. Precisamos entrar com a concentração muito alta para que nada, nem ninguém tire essa classificação de nós”, diz o pivô.
LEIA MAIS:
Em quadra, o artilheiro do confronto buscará aumentar a marca atual de três tentos. “A melhor maneira de segurar o Álvares Cabral é fazer exatamente a mesma coisa que fizemos na primeira partida. Jogar no erro do adversário, marcar bem fechado, conseguir sair nos contra-ataques e, quando eles se sentirem acuados, subir a marcação e matar o jogo.”
Classificação histórica
A equipe que avançar de fase terá duelos com o Corinthians pela frente, uma das equipes de maior investimento no futsal do país. A possibilidade do confronto é um dos benefícios que o Tupi Futsal terá em resultado inédito no projeto, como destacou o presidente Rafael Ramos.
“Se conseguirmos será a nossa primeira classificação nacional. Também poderemos dar um retorno para a torcida, estamos honrando o clube e essa camisa. E até porque o adversário da próxima fase será o Corinthians, uma equipe de renome nacional, muito forte. Poder enfrentar eles dá uma visibilidade e um alcance muito grande para o projeto e seus parceiros. Essa classificação terá um significado histórico, técnico e de retorno de imagem ao Tupi Futsal”, destaca.
Segundo previsão da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, a equipe que avançar visita o Corinthians no dia 2 de junho. A volta está programada para 16 de junho, com mando de campo do Tupi Futsal ou do Álvares Cabral. A Copa do Brasil reúne 17 equipes de 15 estados diferentes e concede vaga ao campeão na Supercopa, competição que reúne equipes vencedoras de outros torneios e que garante lugar na Copa Libertadores da América da modalidade.