O paratleta de tiro com arco juiz-forano Sérgio Luiz Gonçalves conquistou, no sábado (16), seu recorde pessoal e a melhor pontuação do estado do Rio de Janeiro na modalidade, ao somar 498 pontos na primeira de cinco etapas do Campeonato Brasileiro Indoor da modalidade. A competição faz parte do ranking nacional da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), em que Sérgio possui o objetivo de terminar o ano entre os três primeiros.
“A primeira etapa do Brasileiro Indoor foi somente para concretizar o trabalho que vem sendo feito. Consegui bater meu recorde pessoal e estar entre os primeiros que brigam pelo título mostra que terei um grande ano, com muitos desafios. Mas, com a certeza, o trabalho está sendo bem feito”, afirma o juiz-forano.
Sérgio Luiz se preparou para a temporada durante todo o mês de janeiro e, para melhorar sua performance, aliou as atividades do tiro com arco com trabalho psicológico e fisioterapia. “Comecei minha pré-temporada em janeiro, me transferindo de clube, que agora fica em Maricá/Rio de Janeiro. Meu treino foi todo reformulado para conseguir um melhor desempenho tanto nas competições indoor quanto outdoor. Hoje faço treinos de 8h às 17h, após acompanhamento com a psicóloga Karina Ribas e fisioterapia degenerativa”, descreve o paratleta.
Novos ares
Após a disputa da Copa Brasil Indoor, em dezembro de 2023, Sérgio Luiz recebeu o convite para fazer parte do Dispara Brasil, um dos principais clubes no cenário do tiro com arco, mesma equipe de Marcos D’Almeida, número um do ranking mundial olímpico. Para o paratleta, estar junto de uma das referências da modalidade é uma grande oportunidade para evoluir.
“Um sentimento de realização, tendo em vista que é o clube do atleta número um do ranking mundial, Marcos D’Almeida, que inclusive estará nas Olimpíadas com grande chance de medalha de ouro. Não existe referência melhor do que essa. Poder treinar e ter orientações de um atleta número um”, relata Sérgio.
Expectativa de bons resultados na temporada
Sérgio Luiz, além das competições que irá disputar pelo Dispara Brasil e pela CBTArco, também é filiado à Comissão de Desportos do Exército e participa dos campeonatos militares, visando o Mundial Militar e as Olimpíadas Mundiais Militares. Em todas elas, o paratleta espera conquistar resultados expressivos. “Tenho a próxima competição que é o Meeting Loterias Caixa e o Brasileiro Outdoor, com expectativas de estar entre os primeiros colocados e buscando classificações em competições internacionais, inclusive no mundial militar”, projeta o juiz-forano.
Orgulho em representar Juiz de Fora
Sérgio Luiz é a principal referência do tiro com arco em Juiz de Fora e, para o paratleta, representar a cidade nas competições nacionais é algo que o motiva. “Tem um gosto especial poder representar Juiz de Fora, que tenho um carinho imenso, por todo o incentivo que recebo dos juiz-foranos. Me faz querer buscar conquistas cada vez maiores para levar o nome da nossa cidade para o topo, cada vez com mais frequência”, explica Gonçalves.
Tiro com arco representa mudança de vida para Sérgio
Em dezembro de 2021, Sérgio Luiz viveu o ápice de seu drama pessoal, ao tentar tirar a própria vida ao se jogar na frente de um trem. Por conta disso, o paratleta teve seu antebraço direito amputado. Seis meses depois, o juiz-forano foi convidado por um amigo que participava do Programa Militar Paralímpico a entrar no mundo esportivo, e, desde então, acumula medalhas na modalidade.
*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva