Ícone do site Tribuna de Minas

Rui Duarte não é mais técnico do Athletic; clube busca substituto

PUBLICIDADE

Rui Duarte não segue no comando do Athletic. O técnico português, que chegou ao clube em junho de 2025 e foi peça importante na campanha que evitou o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro, deixou o cargo após a queda da equipe ao Módulo II do Campeonato Mineiro.

Segundo comunicado divulgado pelo próprio clube na última terça-feira (17), a saída ocorreu em comum acordo entre as partes, com a rescisão do contrato. Os auxiliares Neca Fernandes e Frederico Carmo, que integravam a comissão técnica de Rui Duarte, também se despedem do time de São João del-Rei.

PUBLICIDADE

“O Athletic agradece aos profissionais pelo período à frente da equipe e pela contribuição na campanha que assegurou a permanência do clube na Série B do Campeonato Brasileiro, dentro do planejamento esportivo da temporada. A instituição deseja sucesso aos profissionais em seus próximos desafios e informa que já trabalha na definição do novo treinador”, complementou o clube, em nota.

Queda no Mineiro levou à saída de Rui Duarte (Foto: Divulgação/Athletic)

No estadual deste ano, o Esquadrão de Aço venceu apenas uma das oito partidas – por 4 a 3 contra o Pouso Alegre, ainda na quarta rodada, fora de casa. Ao todo, foram quatro empates e três derrotas, o que culminou na primeira queda da história do clube.

Após a queda, o Athletic divulgou nota, também por meio das redes sociais. “Precisamos reconhecer que o momento não nos permite fugir da realidade. O rebaixamento dói. Dói em quem veste, em quem trabalha e em quem torce. Assumimos nossa responsabilidade e seguiremos trabalhando para recolocar o Athletic Club no lugar que merece.”

A Tribuna buscou contato com a assessoria do Esquadrão para saber mais detalhes sobre as buscas pelo novo comandante e possibilidade de mudanças na gestão de futebol e equipe, mas não obteve retorno até esta publicação.

PUBLICIDADE

Trajetória de Rui Duarte

Rui Duarte assumiu o Athletic ainda no primeiro turno da Série B, em um momento delicado, quando a equipe ocupava a vice-lanterna da competição e estava na zona de rebaixamento. A estreia do português aconteceu em 23 de junho de 2025, substituindo Roger Silva, e foi marcada por uma vitória fora de casa sobre o então líder Goiás.

O bom início de trabalho rendeu uma sequência positiva e colocou o Athletic na zona intermediária da tabela. Apesar da reação, a equipe apresentou instabilidade ao longo da competição e seguiu ameaçada até a rodada final. Na última partida, o Alvinegro venceu o Paysandu por 1 a 0, no Estádio Joaquim Portugal, resultado que garantiu a permanência na Série B.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile