Ícone do site Tribuna de Minas

JF Vôlei conquista vaga inédita nos playoffs da Superliga

PUBLICIDADE


“Diga espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu.” Foi no ritmo de carnaval que o JF Vôlei comemorou a conquista da inédita vaga nos playoffs da Superliga Masculina 2016/2017 após superar o Minas Tênis Clube no tie break na noite deste sábado (18), no Ginásio da UFJF, com parciais de 33/31, 16/25, 25/19, 19/25 e 15/10.

Agora, com 27 pontos e a quatro jogos do fim da primeira fase, a equipe juiz-forana se distanciou 12 do nono colocado, Bento Vôlei Isabela, não podendo mais deixar o grupo dos oito melhores colocados da competição nacional, assegurando vaga nas quartas de final.

O técnico Henrique Furtado festejou a conquista histórica no projeto. “É uma satisfação enorme de fazer parte de um projeto tão lutador como esse, liderado por três homens apaixonados pelo que fazem, o Maurício (Bara, diretor-técnico), Toninho (Buda, presidente) e Toledo (Heglison, supervisor), e um grupo de jogadores fantásticos, que, com um tipo de potencial específico, formaram um time com uma força coletiva muito grande. Em 18 jogos, acredito que fomos mal apenas em um. E uma comissão técnica pequena, porém extremamente trabalhadora. Quatro integrantes que se dedicaram o tempo inteiro para que os jogadores conseguissem atuar bem tatica e técnicamente. É uma alegria imensa em um momento histórico estar ao lado de tanta gente que conquistou tudo pelo caminho do bem.”

PUBLICIDADE

Primeira batalha

Quase não se viam cadeiras vazias no Ginásio da UFJF, com o torcedor alimentando a esperança de ver o resultado histórico ser concretizado. Os donos da casa iniciaram duelo com o levantador Rodrigo Ribeiro, o oposto Renan Buiatti, os pontas Filipe Rammé e Ricardo, os centrais Diego e Bruno, e o líbero Fábio Paes.

O primeiro set foi um aperitivo de uma partida de tamanha importância, marcado pelo equilíbrio no placar desde o início, mesmo com alto número de erros de saque do Minas. O JF Vôlei comandou, ainda assim, a contagem durante a maior parte do parcial. Renan, de um lado, e o também oposto Felipe Roque, dos visitantes, eram efetivos na saída, levando a decisão ponto a ponto até o fim. Eis que em contra-ataque, o central Rômulo cravou bola e fechou o set em 33/31 para delírio dos presentes.

PUBLICIDADE

Sets opostos

O Minas retornou para quadra aproveitando melhor os side outs. Também mais consistente no sistema defensivo, o time de Belo Horizonte acabou abrindo cinco pontos nos contra-ataques (9/14) e soube, comandado pelo experiente levantador Thiago Gelinski, administrar a vantagem, empatando o jogo com vitória tranquila de 16/25 em apenas 24 minutos.

PUBLICIDADE

A bola voltou a subir, e, com Rodrigo abusando da variação de jogadas, o JF Vôlei fez o torcedor esquecer a atuação no segundo parcial. O placar já apontava 13 a 7 para os locais no início. Muitos dos erros do Minas partiam do bom posicionamento do bloqueio juiz-forano. Renan seguia bem no ataque, pontuando até em largadinha e mantendo segura diferença (19/14). Em contra-ataque encerrado por Rammé, da entrada de rede, os mandantes fecharam o terceiro set em 25/19, voltando a liderar o duelo.

Nova igualdade e atuação impecável

Apesar do ânimo juiz-forano, o quarto parcial foi similar ao segundo. O Minas voltou a imprimir forte ritmo, abriu 3/9 e forçou o técnico Henrique Furtado a parar o duelo. Os visitantes, porém, não permitiram aproximação no placar e ainda devolveram, após erro de Renan em ataque da saída de rede, o placar da disputa anterior (19/25), levando mais um duelo em solo juiz-forano ao tie break.

Digno de um sonho, em resumo. Com performance quase irreparável no saque-bloqueio, os donos da casa, empurrados pelos torcedores, comandaram o quinto set abrindo 10/4. Nem a parada forçada pelo treinador Nery Tambeiro influenciou no desempenho do JF Vôlei, que alcançou os playoffs após seis anos de Superliga com um inesquecível 15/10.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile