A Seleção Brasileira e a Copa do Mundo do Catar, analisadas por juiz-foranos, para juiz-foranos e amantes do futebol de todo o país. Com esta proposta, a Tribuna inicia nesta sexta-feira (18) uma série de “lives” que irá detalhar os principais acontecimentos do evento de futebol entre seleções mais esperado do planeta. O “Vai te Catar”, nome também utilizado em vídeos produzidos pela Tribuna para Instagram e TikTok, que apresentam os 32 países participantes da edição de 2022, será transmitido todos os dias, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, até o fim da Copa do Mundo, no Instagram, YouTube e Facebook.
As lives irão contar com jornalistas e especialistas em futebol na cidade, além de referências juiz-foranas de outras áreas para informar e opinar o noticiário do dia e as projeções das partidas no primeiro Mundial da história a começar em novembro e terminar em dezembro.
Coordenador de internet da Tribuna, Eduardo Valente reforça a importância que a live dá a um trabalho de acompanhamento das tendências da comunicação e adequações à forma de fazer jornalismo em diferentes nichos. “Há 11 anos, a gente mantém um portal de informação com hard news, ou seja, informação em tempo real, com atualizações a todo o momento, o que já foi uma quebra de paradigma que a Tribuna viveu na última década. Já estamos nas redes sociais há muito anos, porém mais recentemente passamos a encará-las como forma de fazer a informação chegar a pessoas que, tradicionalmente, não consumiam a Tribuna. Temos um público de rede social que é diferente do site, e que, por sua vez, é outro em relação ao que consome o jornal impresso. A live entra nesse sentido, de dar conteúdo a um público que consome informação de uma forma diferente daquela tradicional”, esmiúça. “Em 2023 iremos apostar muito nisso ainda, em audiovisual e nas lives. Temos projetos relacionados a podcasts e estamos adequando um novo estúdio na nossa redação para ampliar nossa capacidade de produção”, complementa.
Conforme o editor de imagem e vídeo, Leonardo Costa, a live “Vai te Catar” busca também dar um espaço e valorizar os juiz-foranos pelo formato único na cidade. “Apesar de ser a cobertura de um assunto internacional, trazendo pessoas do município ligadas ao esporte e a outras áreas em uma produção local, aproximamos a comunidade de Juiz de Fora de uma forma peculiar e inusitada, por ser feita ao vivo.”
A Tribuna também realizou lives durante os dois turnos das eleições no país, em formato que volta a se consolidar após o “boom” na pandemia. “Percebemos que, na pandemia, o produto ‘live’ havia se desgastado pelo excesso de iniciativas feitas de qualquer forma. Só que agora as lives voltaram a uma certa normalidade e a um público que gosta de consumir a informação através do vídeo fora do jornalismo tradicional de televisão, mas sim nas telas do YouTube e das redes sociais. Realizamos isso nas eleições e foi um grande sucesso, e estamos apostando novamente nesse formato para a Copa do Mundo”, encerra Costa.