O Athletic concluiu, na segunda-feira (16), o primeiro turno da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe foi a Araraquara (SP) enfrentar a Ferroviária, em partida válida pela terceira rodada do Grupo B, e foi superada por 3 a 2. Mesmo com a derrota, o Esquadrão se manteve na zona de acesso à Série B de 2025, na segunda posição da chave.
O primeiro grande momento do jogo aconteceu aos dez minutos da etapa inicial. O árbitro Dyorgines Jose Padovani de Andrade foi chamado ao monitor pelo árbitro de vídeo Paulo Renato Moreira da Silva Coelho para rever um toque de Denílson no calcanhar de Medina. Após a revisão, o árbitro marcou pênalti para a Ferroviária. Juninho cobrou com categoria e abriu o placar na Fonte Luminosa, 1 a 0 para a Ferrinha.
Com a desvantagem, o Athletic foi ao ataque no segundo tempo. Aos 11 minutos, após cobrança de escanteio, Diego Fumaça aproveitou a sobra na marca do pênalti e acertou um belo voleio para empatar ao jogo. Aos 16, Geovane arriscou de fora da área, o goleiro Saulo falhou e a bola entrou: 2 a 1 para o Esquadrão de Aço.
Jogando em casa, a Ferroviária foi atrás do prejuízo e empatou novamente a partida. Aos 26 minutos, depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Igor Fernandes, que fez o cruzamento para Vitor Barreto, sozinho, marcar. Aos 46, veio a virada. Após cobrança fechada de escanteio, Danilo Cardoso acabou marcando contra o próprio patrimônio e fechando o placar em 3 a 2 para a equipe paulista.
Classificação do Grupo B
Apesar da derrota, o Athletic permanece na zona de acesso à Série B, na segunda posição, com quatro pontos em três partidas. O líder do Grupo B é a Ferroviária, com sete pontos. O Ypiranga-RS é o terceiro, com três, e o Londrina é o último, com um ponto somado.
O próximo compromisso do Athletic é contra a Ferroviária, mas dessa vez na Arena Sicredi, em São João del-Rei, na segunda-feira (23), às 20h, em jogo válido pela quarta rodada da segunda fase da Série C.
Na Série C, o primeiro e segundo colocados de cada grupo sobem para a Série B de 2025. Além disso, os líderes das chaves se enfrentam na final da Terceira Divisão nacional.
*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva