Com a autoridade de jogador mais experiente do grupo, o ponteiro Manius prega equilíbrio para que a UFJF conquiste seu primeiro triunfo no Estadual. Segundo o jogador, por conta dos erros, no último sábado, os juiz-foranos perderam o poder de fogo e podem jogar melhor. “Temos que ter tranquilidade e agressividade. Devemos estar tranquilos para atuar e, ao mesmo tempo, sermos agressivos na hora de jogar, no momento de colocar a bola no chão. Pelos erros que cometemos no sábado, perdemos a confiança, com isso o necessário para podermos agredir o adversário. Mas esse é um novo jogo, outra história, podemos fazer melhor”, acredita.
O técnico da Federal, Carlos Augusto “Chiquita” Oliveira, buscou o diálogo com seu grupo, e os pontos importantes que acabaram derrubando os locais no primeiro jogo contra o Minas foram destacados. “Em função do primeiro set que fizemos no último confronto, poderíamos ter jogado melhor. Mas oscilamos bastante, tivemos muitos erros, passamos dificuldades em uma mudança tática de saque. Coisas que não haviam acontecido antes. Pecamos um pouco, talvez por ansiedade com a possibilidade da primeira vitória, e esquecemos de concretizá-la em quadra. Isso tem que mudar”, pede o treinador.
A semana da UFJF foi focada no trabalho de contragolpes e na variação deles para que a equipe seja mais eficiente. O treinador da Federal também destacou o retorno do ponteiro Serginho e do oposto Alemão, que estavam entregues ao departamento médico. “Trabalhamos os contra-ataques, que hoje estão muito concentrados em uma pessoa só. Claro, o nosso oposto, Bergamo, está muito bem, mas precisamos de outras opções para não ficarmos muito óbvios. Melhoramos nessa semana a distribuição, envolvemos os ponteiros, temos o Sérgio voltando, o Alemão também. Dessa maneira, ganhamos força e peças para utilizar. O fundamental é evoluirmos nesses pontos para podermos criar as chances de vencer”, acredita Chiquita.