
O Uberabinha continua representando bem a cidade de Juiz de Fora na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de base. No último domingo, o clube venceu o Formiga por 1 a 0 no sub-17 e empatou por 0 a 0 no sub-15, em jogos realizados no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Com os quatro pontos conquistados, a “Tropa do Urso” segue na primeira colocação do campeonato, com 27 pontos – 14 conquistados pelos mais novos e 13 pelos mais velhos, já que a pontuação é conjunta. O vice-líder é o União Luziense, com 24 pontos e um jogo a mais.
A três rodadas do fim da primeira fase, o objetivo do Uberabinha é manter o mesmo foco e dedicação para que o clube sacramente sua classificação para a próxima fase – um octogonal final -, conforme afirma o treinador do sub-15, Martilei Rodrigues. “A animação de todos do elenco é grande com a excelente campanha que estamos fazendo. Mas, sempre lembramos que ainda temos muito pela frente e que devemos manter os pés no chão e nos preparar cada vez mais”.
Por se tratar de garotos jovens, entre 14 e 17 anos, a parte psicológica é um aspecto considerado essencial no grupo e que tem sido trabalhada diariamente. “Buscamos saber lidar com cada atleta, cada um tem sua personalidade. Tentamos trabalhar para que as dificuldades mentais e táticas virem qualidades para podermos potencializar e tirar o máximo deles. Acreditamos muito no potencial deles, a cada jogo estamos demonstrando evolução”, frisa Martilei.
Preparação física é ponto-chave
Na partida do sub-17, o gol da vitória saiu aos 85 minutos, com finalização de Gabriel Reis, que ficou em campo a partida inteira. Conforme o preparador físico do Uberabinha, Gabriel Resende, o trabalho é realizado pensando que são atletas jovens com capacidade de desenvolver e aprimorar a capacidade física. “Ao menos duas vezes na semana focamos integralmente em trabalhos físicos. Faz muita diferença os jogadores estarem bem preparados na hora dos jogos. Sigo estudando e me aperfeiçoando também, para contribuir com nosso grande objetivo do ano, que é o acesso”, diz.
A próxima partida do Uberabinha em ambas as categorias será contra o Tombense, terceiro colocado, no dia 29, em Ipatinga. O confronto, que pode garantir matematicamente o Uberabinha no octogonal, é visto pelo time juiz-forano como um dos mais difíceis do campeonato, e exige cuidado.
“Pontuar nesse campeonato é de extrema importância. Por isso, estamos trabalhando com mais intensidade a capacidade física dos nossos atletas, e sempre folgamos nas vésperas para eles terem tempo de descansarem”, explica Gabriel.