O Campeonato Mineiro de 2025 começa neste sábado (18) e, com a proximidade da estreia, cresce a expectativa pelo início de uma nova temporada. O Aymorés vive a expectativa de iniciar a competição com um grande desafio logo na primeira rodada: no domingo (19), o Azulão recebe o Atlético-MG, às 11h, no Estádio Paulo Paschoalino. Já o Athletic, bicampeão do interior em 2022 e 2023, fará a abertura do torneio no sábado, às 17h, contra o Pouso Alegre, fora de casa.
Da reapresentação para a pré-temporada, no dia 9 de dezembro, até a estreia no Campeonato Mineiro, no domingo, são 41 dias de trabalho. O técnico do Aymorés, Luciano Quadros, valoriza o tempo e o empenho de todos durante a preparação, além de considerar que faltam detalhes a serem trabalhados às vésperas do jogo contra o Atlético-MG.
“A esperança é de que nós estejamos bem preparados para iniciar a competição da melhor forma possível. Existe a questão do entrosamento, mas a gente acredita que, por tudo que plantamos aqui, conseguiremos fazer esses jogadores se entenderem bastante, para que eles possam agora executar o plano de jogo. Fazer os treinos é uma coisa, porque a proposta está definida, mas colocar em prática depende da execução, da personalidade, do desejo, e isso eles demonstraram diariamente. Agora precisa ser aplicado dentro do jogo, para que essa esperança de que nós estejamos preparados para fazer um grande jogo se torne uma grande campanha”, analisa o treinador.
Luciano relata que o clima em Ubá, incluindo jogadores e dirigentes do Aymorés, é de muita empolgação para a estreia do clube no Módulo I contra o Atlético-MG, mas destaca que a animação pelo momento histórico que o Azulão vive não pode invadir o gramado do Estádio Paulo Paschoalino.
“Eu realmente entendo que aqui dentro a gente precisa estar muito satisfeito com esse clima, mas não pode deixar nos atingir. A cabeça tem que estar fria, o coração quente e as pernas fortes, mas com certeza, se os torcedores trouxerem esse entusiasmo de fora para as arquibancadas e nos apoiarem, vai nos dar um fôlego maior. Será um combustível grande para a gente guerrear muito e ser uma equipe extremamente competitiva para conseguir colocar tudo isso de fora para dentro e realizar o sonho de todos que é ter uma grande vitória nessa estreia”, afirma Quadros.
Athletic sonhando alto
O Athletic irá para a sua quinta temporada consecutiva no Módulo I do Campeonato Mineiro. Desde então, o Esquadrão conquistou duas vezes o título de campeão do interior, em 2022 e 2023, além do Troféu Inconfidência, torneio que reúne do quinto ao oitavo colocado da primeira fase, em 2024. Para 2025, Roger Silva, técnico da equipe, projeta uma competição de alto nível e muito disputada.
“Acho que realmente a gente precisa se impor como uma equipe que fez um grande trabalho na Série C, que vai disputar uma Série B, mas com o pé no chão. Ir jogo a jogo, avaliar cada cenário semanalmente. Então, nós continuamos com essa simplicidade no coração, mas com sonhos de, porque não, sonhar com uma semifinal novamente, com uma final de campeonato. Temos bons jogadores, mas a gente sabe da dificuldade do campeonato. É uma competição rápida, com oito jogos em 26 dias, então vai precisar jogar, recuperar muito rápido, ter um grupo para girar os atletas, mas a gente continua com o coração muito esperançoso em fazer um grande trabalho”, analisa.
Às vésperas da estreia no Campeonato Mineiro, o Athletic enfrenta um grande problema para resolver nos bastidores. No dia 6 de janeiro, o clube foi inserido na lista de transfer ban da Fifa pelo não pagamento do montante de 330 mil euros ao Moreirense-POR pela contratação do volante Walisson e está proibido de registrar novos atletas por três janelas de transferências. Na quinta-feira (16), o clube divulgou que realizou “o pagamento das pendências no sistema de transferências da Fifa” e que, assim, “a situação não causará qualquer impacto na inscrição de atletas para a disputa do Campeonato Mineiro”.
O Athletic anunciou a contratação de oito jogadores para a temporada: os zagueiros Léo Dourado e Matheus Mega, o lateral-direito Wesley Gasolina, com o meia Mateus Gonçalves e com os atacantes Alex Amorim e Iarley, além do retorno do volante Walisson, que atuou pelo América-MG no ano passado. Destes, apenas Walisson e Gasolina foram registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Esquadrão tem até esta sexta-feira (17) para inscrever os demais atletas em tempo hábil para que disputem a primeira rodada.
O Campeonato Mineiro
O Módulo I do Campeonato Mineiro possui 12 equipes, divididas em três grupos. Cada equipe realiza oito jogos na primeira fase contra os clubes das demais chaves. Os líderes e o melhor segundo colocado avançam à semifinal e os dois últimos na classificação geral são rebaixados ao Módulo II.
O Grupo A é composto por Atlético-MG, Betim, Tombense e Uberlândia. No Grupo B, estão América, Athletic, Democrata e Itabirito. Por fim, Cruzeiro, Pouso Alegre, Villa Nova e Aymorés compõem o Grupo C.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva