Ícone do site Tribuna de Minas

Os pés pelas mãos

PUBLICIDADE

Por ora, Messi é o melhor

Bicho, eu passei o último domingo reclamando a falta que o futebol faz no final de semana. O dia simplesmente passou arrastado, em toada fúnebre. Até a chegada da segunda-feira, chuvosa e enfadonha. Todo lamento será recompensado depois de amanhã. Santos e Barcelona farão um jogo que tem todos os requisitos para ser histórico. Será a primeira resposta do questionário de uma pergunta só que perdurará pelos próximos anos: quem é melhor, Neymar ou Messi?

PUBLICIDADE

De momento, não tenho medo de errar: Messi está bem à frente do santista. Mesmo que Neymar já tenha superado o status de promessa para conviver bem com a pecha de gênio. Mas, enquanto o Menino da Vila coleciona jogadas de beleza improvável, o argentino é uma máquina de objetividade, sem abrir mão da plasticidade.

Mesmo jogando contra equipes teoricamente mais fortes, os números de Messi são absurdos. Na conquista da última Liga dos Campeões, o camisa 10 do Barça marcou 12 vezes em 11 jogos. Um deles na decisão contra o Manchester United. Marca recorde, só alcançada pelo holandês bom de bola, Van Nistelrooy. Pela Libertadores, enfrentando equipes como Deportivo Táchira e Once Caldas, em 13 partidas, Neymar fez apenas seis gols.

Em qualquer análise, o retrospecto do argentino é melhor. Foram 29 gols e 33 jogos em meio ano, na temporada 2011/2012. Neymar fez 33 gols em todo o ano, em 54 paridas. Pelo menos até domingo, não há discussão: por ora, Messi é o melhor do mundo. Incontestavelmente.

Sair da versão mobile