Entre os dias 3 e 9 de agosto, será realizado um ciclo de palestras de futebol denominado “Formação de base – possibilidade em diferentes cenários”. O evento on-line contará com mais de 20 profissionais de todo o Brasil e, com inscrições a R$ 50 para ter acesso a todas as palestras, um caráter social. Todo o valor, retirando os custos operacionais, será destinado a instituições da cidade, ainda não escolhidas. A participação pode ser efetuada por mensagem no Instagram @formacaodebase e cada inscrito receberá um certificado individualizado de conclusão.
A ideia partiu do juiz-forano Alex Nascif, ex-técnico do Tupi, com parceria do preparador físico do time feminino do Atlético-MG, Guilherme Acácio, formado no Granbery, e por Ricardo Pagani, técnico do time sub-15 do Resende/Lyon.
“A ideia central do evento é falar da formação da base em diferentes cenários. A cada dia abordaremos uma categoria, do sub-11 ao sub-20, uma escadinha, sempre com um treinador de uma equipe de maior e uma de menor expressão, além de um preparador físico. E no último dia falaremos sobre escolas de formação, os currículos. Cada um irá falar o que o clube propõe, o que eles têm de modelo de jogo e metodologia de treino no cenário da categoria deles. Assim veremos como está sendo a formação no futebol brasileiro”, explica Nascif.
Conforme o mediador Guilherme, co-fundador do projeto de extensão de futebol da UFJF, com passagens ainda por Volta Redonda (RJ), Tupi e América-MG, “serão abordados métodos de diferentes profissionais e que não são uma receita a ser seguida. Cada profissional com o tempo, formação, prática e experiência vai adquirir uma metodologia própria. Além disso, será um evento que irá proporcionar um grande network entre todos os participantes, além de ser beneficente.”, relata.
Programação completa
A palestra inaugural será às 19h do dia 3 de agosto com Rodrigo Jordão, treinador do sub-11 do Palmeiras. No mesmo dia, às 20h, Frederico Falconi, ex-coordenador técnico de iniciação do Atlético-MG desenvolve suas ideias, seguido pelo professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Pablo Juan Greco, às 21h.
Edson Aguiar, coordenador da Eagle Soccer, dos EUA, abre o evento no dia 4 de agosto, às 19h. Uma hora depois é a vez de Fernando Viçosa, treinador do Ubaense sub-13. Por fim, às 21h, Vinícius Sousa, preparador físico do sub-13 do Flamengo, participa. No dia seguinte, estão programados os ministrantes Leonardo Cherede, técnico do sub-14 do Flamengo, Henrique Barcellos, comandante do sub-14 do Desportivo Brasil, e Mateus Costa, preparador físico do sub-14 do América-MG, nos mesmos horários (19h, 20h e 21h, respectivamente).
Murilo Balbino, treinador do sub-15 do Coritiba, inicia as palestras no dia 6, às 19h. Ele é sucedido por Ricardo Pagani, técnico do sub-15 do Resende/Lyon, às 20h. ” Vou destacar a ênfase da metodologia da Pelé Academia junto com o Lyon e como ela é desenvolvida de uma forma holística e sistêmica, onde o todo é a parte e a parte é o todo em constante conexão. Além dos pontos específicos da categoria sub-15, tanto o lado técnico quanto o tático, físico e, de certa maneira, o psicológico-emocional, que envolvem a montagem de um treino, a organização de uma semana, de um mês e, consecutivamente, o ano. Vai ficar bem alicerçado que eu, como profissional formado em Educação Física, duas pós-graduações e com licenças A e B da CBF, consigo me adequar dentro do que o clube gostaria, tendo a minha assinatura profissional”, antecipa Ricardo. Encerra o dia Thiago Santos, preparador físico do sub-15 do Cruzeiro, com palestra às 21h.
Às 19h do dia 7 de agosto, o ex-técnico do sub-17 do Botafogo, Thiago Aprígio, é quem esmiuça seu entendimento na formação de base, assim como Guilherme Hoth, comandante do sub-17 do Boston City (MG), às 20h, e Marcello Simioni, preparador físico do Athletico-PR, às 21h.
Um dos nomes mais conhecidos, o técnico do Vasco sub-20, Alexandre Grasseli ministra palestra no dia 8 de agosto, às 9h30. Cristóvão Abreu, treinador da categoria sub-20 com Licença B da CBF Academy, fala às 10h30, seguido por Léo Almeida, preparador físico do sub-20 do Atlético-MG, às 11h30, e de Luiz Carlos Laudiosa e Fernando Corrêa, preparadores de goleiro do Cruzeiro sub-15 e Coritiba sub-20, formados na UFJF, às 12h30.
O último dia de palestras terá o coordenador técnico do Botafogo, Ricardo Perlingeiro, às 9h30, a dupla formada pelo coordenador do projeto de extensão de futebol da UFJF, o professor Marcelo Matta, e o organizador e ex-Tupi, Alex Nascif, às 10h30, e o coordenador metodológico do Athletico-PR, Leandro Floriano, às 11h30. “A minha palestra se destina ao currículo de formação da UFJF. Eu e o Marcelo Matta vamos expor o que fizemos em 2015 e tem sido atualizado”, destaca Nascif.
Confira a programação completa aqui.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo Instagram ou e-mail eventoformacaodebase@gmail.com.