Ícone do site Tribuna de Minas

JF Imperadores obtém aprovação de projeto para captar recursos via lei de incentivo

PUBLICIDADE

O JF Imperadores segue seu caminho rumo ao profissionalismo no esporte. E nesta estrada, dois dias após o vice-campeonato do Gerais Bowl no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, a equipe local obteve uma das vitórias mais comemoradas de sua história. Foi aprovado projeto do time juiz-forano na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, programa de fomento à prática esportiva no estado. Nela, contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) podem obter incentivo fiscal, desde que sejam apoiadores de projetos esportivos como o de futebol americano, aprovado pela Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SUBESP).

A Tribuna teve acesso ao relatório aprovado, que foi estruturado pelos próprios atletas, sem a contratação de uma empresa para este fim. O projeto reitera ter como principal meta “fomentar e difundir a prática esportiva de futebol americano em Minas Gerais e Zona da Mata, buscando o desenvolvimento técnico dos beneficiários da modalidade em questão por meio de contratação de profissionais e aquisição de materiais esportivos e serviços.” Neste contexto, há a intenção, já antiga, do JF Imperadores chegar a mais crianças e adolescentes do município.

PUBLICIDADE

A notícia foi comemorada pelo presidente do JF Imperadores, Marcos Nogueira, também porque são os próprios atletas, atualmente, que arcam com todas as despesas do time, cenário que pode mudar se houver a captação. “A lei vem para ajudar bastante. Conseguindo captar, nós teremos recursos que irão aliviar bastante os custos dos nossos atletas. Ela vem como um facilitador para nossa equipe, além de ajudar o esporte a crescer na cidade, pois com a lei em execução teremos mais facilidade em criar projetos com crianças e adolescentes, fortalecendo assim a base do futebol americano”, destaca o mandatário.

PUBLICIDADE
Equipe juiz-forana ainda disputa o Campeonato Mineiro e irá competir o Brasileiro no segundo semestre (Foto: Giovanni Nascimento)

Fase de captação

Desta forma, o JF Imperadores passa a canalizar seus esforços fora de campo na busca por empresas parceiras que poderão deduzir até 3% do ICMS devido ao governo de Minas Gerais. O valor máximo de captação, aprovado, conforme edital, é de R$ 234.492,16, com o prazo de 12 meses para a execução – até junho de 2023. Na hipótese de o projeto juiz-forano não conseguir captar toda esta verba, no entanto, ele poderá apresentar proposta de reajuste ao Comitê Deliberativo, desde que comprovada a captação de no mínimo 35% do montante total.

Pela Lei de Incentivo ao Esporte, não é possível pagar salários aos atletas com esta verba, bem como aluguel de campo para treino e jogos. Logo, a ideia é que, além do fortalecimento estrutural do projeto, os valores devem ser destinados, por exemplo, às despesas relacionadas à logística.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile