A Secretaria Municipal de Esporte inicia, na próxima terça-feira (20), o primeiro encontro para elaboração do Plano Municipal de Esportes. O objetivo é congregar as iniciativas já realizadas pelo Executivo, de modo a facilitar o fortalecimento do esporte na cidade e a captação de mais recursos na consolidação e elaboração dos programas.
De acordo com secretário municipal de Esportes, Julio Gasparette, a ideia é que o plano reúna esforços de diversas secretarias municipais, como Saúde e Educação, de modo a abranger, não apenas o esporte profissional, mas também, por exemplo, ações sociais, educacionais, e de preservação à saúde. “Não é um processo só de esporte, podemos incluir muito a área de saúde, pois, através do esporte, podemos diminuir muito os problemas da saúde, além da área social, já que hoje temos projetos dentro de praças, clubes parceiros, ginásios e campos de futebol.”
Para o secretário, a elaboração de um plano com respaldo legislativo poderá alavancar outras formas de financiamento para os projetos, por meio de parcerias com os governos Federal e Estadual e empresas privadas. “Desde que nós chegamos à secretaria, temos conseguindo muitas parcerias. Com o plano, isso vai valorizar ainda mais. Precisamos que saúde, esporte e educação se integrem mais para conseguirmos [mais recursos]”, ressalta.
No primeiro encontro, que acontece na próxima terça, às 9h, deverão participar do encontro representantes dos poderes Executivo e Legislativo, conselhos municipais, lideranças comunitárias, clubes esportivos, associações de pessoas com deficiência, instituições filantrópicas, empresas privadas, instituições de ensino públicas e privadas e órgãos de segurança. “Precisamos de toda sociedade discutindo, vamos dar oportunidade e ouvir todo mundo”, afirma Gasparette.
A abertura dos trabalhos acontecerá com a palestra do professor Luizir Alberto de Souza Lima. Ele vai falar sobre suas experiências, que vão subsidiar o início das discussões acerca da elaboração do plano. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luizir já atuou como gerente do Departamento de Esportes da PJF. Atualmente é professor no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora e na Faculdade Metodista Granbery.
A expectativa da SEL é a de que o plano esteja pronto para análise do prefeito Bruno Siqueira (MDB) até julho deste ano. Após a avaliação, o projeto deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para que seja feita a análise durante o período de tramitação. Se aprovado, o documento será incorporado à legislação do município.