O Tupi entrou em campo neste sábado (15) para enfrentar o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, ainda sob os efeitos de uma semana tumultuada. O retrospecto não era favorável ao Galo Carijó, que vinha de uma sequência de oito jogos sem vencer, três derrotas consecutivas e com a corda no pescoço diante da ameaça de rebaixamento. Apesar de o peso do momento negativo não ter refletido dentro de campo, já que os juiz-foranos enfrentaram os donos da casa em condições de igualdade, o Tupi foi mais uma vez vítima de uma infelicidade. Com um gol contra do zagueiro Bruno Costa, a equipe local foi batida pelos catarinenses por 1 a 0, em jogo válido pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Quando a boa rolou para o primeiro tempo de jogo, o Tupi mostrou-se bem postado em campo. Com a marcação funcionando, o Galo Carijó se arriscava em contra-ataques e chegou a assustar os donos da casa em algumas oportunidades. Desta maneira, a primeira chance real de gol foi dos juiz-foranos. Logo aos 5 minutos, o atacante Jonathan recebeu pela esquerda, limpou o lance e bateu cruzado da entrada da área, forçando Renan, goleiro do Avaí, a voar para fazer boa defesa. Com bom controle do duelo, os mineiros votaram a assustar aos 20, novamente com Jonathan. Após boa jogada do atacante Giancarlo pela lateral direita do campo, que levantou bola na área catarinense, o camisa 11 acertou um belo sem-pulo e finalizou de primeira à esquerda de Renan.
Apesar do bom momento na partida, o Tupi viu o Avaí esboçar uma reação na metade final do primeiro. Se Jonathan assustou Renan por duas vezes na linha de frente carijó, o atacante Rômulo repetiu a dose e deu trabalho duplo ao goleiro Rafael Santos. Na primeira chance de gol dos donos da casa, o camisa 11 da equipe catarinense arriscou de fora da área aos 29. Dessa vez, quem voou para evitar o gol foi o arqueiro do time juiz-forano. Um minuto depois, boa trama do Avaí dentro da área dos visitantes. O atacante Vítor fez a parede e rolou a bola com açúcar para Rômulo finalizar rasteiro, no canto esquerdo de Rafael Santos. Em bela defesa, o goleiro carijó fez milagre e salvou um gol quase certo no chão.
Melhores em campo, os juiz-foranos foram castigados aos 32. O lateral-esquerdo Capa cruzou para a área de forma despretensiosa, mas acabou ajudado pela infelicidade do zagueiro Bruno Costa. Ao tentar afastar o perigo, o camisa 4 do Tupi acabou desviando a bola, que morreu no fundo da rede carijó, sem possibilitar a menor chance de reação para Rafael Santos. Mesmo com o 1 a 0 para os donos da casa no placar, as duas equipes mantiveram o ritmo de um bom jogo até ali. Contudo, nos minutos finais, as chances de gol escassearam, o que favoreceu ao Avaí, que foi para o banco de reservas em vantagem.
Mais do mesmo
As duas equipes voltaram postadas de maneira bem similar para o segundo tempo. Assim, a partida seguiu bastante equilibrada. Dessa vez, a primeira boa chance foi do Avaí. Aos 12 minutos, o volante Luan arriscou de fora da área e forçou Rafael Santos a fazer boa defesa. Atrás no marcador e ainda sem vencer no comando técnico do Tupi, Ricardinho tentou qualificar a saída de bola e reforçar o setor ofensivo do Tupi a partir dos 18. Para isso, o treinador sacou o volante Marcel e o meia Pedrinho, para as entradas de Vinícius Kiss e Hiroshi. As mudanças não surtiram efeitos imediatos e, apesar de o confronto seguir equilibrado, era o Avaí quem levava mais perigo ao gol adversário.
O atacante Ygor ainda entrou na vaga de Jonathan, aos 32, mas pouco pode fazer para evitar 17ª derrota juiz-forana na Série B, o que ficou claro quando Renan fez bela defesa em finalização do volante Marcos Serrato, já nos acréscimos.
Situação difícil
Com o placar, o Galo Carijó segue na faixa de degola e soma apenas 26 pontos na Segundona, figurando agora na 19ª colocação, com 26 pontos. Em situação cada vez mais complicada na luta para escapar do rebaixamento à Série C, o Tupi volta a campo no próximo sábado, quando recebe o Sampaio Corrêa, lanterna da competição. O confronto de desesperados está marcado para o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora. Já o Avaí ganhou uma posição na tabela é o terceiro na tábua de classificação, mantendo vivo o sonho do acesso à primeira divisão. Na próxima terça-feira, os catarinenses enfrentam o Vila Nova, no Serra Dourada, em Goiânia.