O ano começou agitado, com decisões importantes e com mudanças para o Juiz de Fora Rugby, equipe local que defendeu as cores da cidade no Campeonato Mineiro até 2014. Após a troca de direção, agora a cargo do professor Frederico “Fred” Fernandes, 27 anos, nove deles integrando as fileiras do time, a cúpula da agremiação decidiu não disputar o torneio estadual no primeiro semestre. Além disso, o local de treino habitual até o ano passado foi alterado, uma fusão com outra equipe foi anunciada e é cada vez mais forte a intenção de introduzir uma nova modalidade do esporte na cidade.
De acordo com Fred, a decisão de não disputar o Campeonato Mineiro de Rugby em 2015 foi tomada por conta da fórmula de disputa anunciada e o consequente aumento de gastos com ela. “Estamos passando por uma etapa de rearranjo na equipe, e a principal delas foi a decisão de não disputarmos o Estadual desse ano. Em 2014, tivemos uma temporada muito penosa em temos financeiros. Agora, a competição foi ampliada, passando de oito para 12 rodadas (um aumento de 50% no número de jogos) e teríamos mais viagens e ainda mais despesas. Por isso foi tomada essa posição”, explica o novo presidente do JF Rugby.
O dirigente deixou claro que a decisão não é um abandono definitivo do Mineiro de Rugby, disputado na modalidade com 15 atletas, mas foi tomada por conta de um momento desfavorável. Segundo ele, a única punição possível para os locais deixaria o time na mesma condição que estava no fim de 2014. “Não estamos deixando de lado o rugby de 15, pretendemos marcar amistosos, principalmente com equipes do Rio de Janeiro – para onde podemos nos deslocar com baixo custo de viagem – e próximas de Juiz de Fora, e disputar alguns torneios ainda nesse primeiro semestre. Decidimos pela saída do campeonato também com base nos regulamentos da Federação Mineira. A punição prevista seria o rebaixamento. Como fomos rebaixados em 2014 e só teríamos a possibilidade de jogar o Estadual por conta da desistência de outras associações, ficamos na mesma”, diz Fred.
Nova modalidade
Se, pelo menos por enquanto, o JF Rugby não disputará sua principal competição do time para 15 jogadores, a perspectiva é de abraçar uma nova divisão do esporte, inédita na cidade: o rugby seven-a-side, ou simplesmente rugby de sete. Essa modalidade é a que faz parte das Olimpíadas, e os locais resolveram encará-la após a junção com outra equipe local. “Nos fundimos com o time da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e eles tinham jogadores com características mais propícias para o seven. Assim, o Carlos Macklyton, que treinava a UFJF e será nosso treinador, já se debruçava sobre o esporte, no qual tem experiência, e faremos parte desse processo”, diz o dirigente que já anunciou os primeiros ganhos com a fusão com a Federal. “Temos agora um local de treinos gratuito e ainda uma gama nova de atletas”, comemora.
Fred faz questão de deixar claro que o início da equipe de sete não é o fim do time de 15, e que a intenção é já participar do Campeonato Mineiro da nova divisão ainda este ano, aproveitando sua visibilidade para levantar recursos para a agremiação. “Não estamos abandonando o rugby tradicional. Muito pelo contrário, estamos apenas agregando mais uma modalidade ao JF Rugby. Vai ter que haver alguma adaptação, pois somente os jogadores mais leves da equipe tinham um treino parecido com o jogo de seven, com uma dinâmica diferente, mas é tudo rugby. Nossa intenção é jogar o Mineiro de Seven ainda em 2015, já que o torneio acontece geralmente no segundo semestre. Sem disputar o Estadual de 15, perdemos em exposição, mas como a nova modalidade, por ser olímpica, terá mais atenção da mídia nos próximos meses, queremos usar isso para buscar patrocínios e apoios junto à iniciativa privada e ao poder público. Estamos abertos a patrocinadores sempre”, explica o presidente.
> Treinos do JF Rugby: sábados às 10h30
Local: campo da Faefid, no Campus da UFJF
Contato: facebook.com/jfrugby