O ano de 2019 tinha tudo para ficar eternamente manchado na história do Tupi. Nos profissionais, o clube de Juiz de Fora amargou um rebaixamento no Campeonato Mineiro e uma campanha pífia na Série D do Campeonato Brasileiro. Ao todo, apenas uma vitória na temporada. Mas a repentina explosão dos Carijós, versada no hino alvinegro, fez-se realidade pelos pés da molecada. Após uma boa campanha no Campeonato Mineiro sub-20, o Galinho conquistou mais um bom resultado neste sábado (14), ao empatar com o Uberlândia, no Parque do Sabiá, pelo jogo de volta das semifinais do torneio. Com 1 a 1 no marcador (gols do meia Max para os visitantes e de Dayvison para os donos da casa), o Tupi avança para as finais da competição e, mais do que isso, garante o título de campeão do interior da categoria, feito que não alcançava desde 1996.
O jogo
Na etapa inicial, o Tupi soube fazer valer a vantagem de dois gols construída no jogo de ida, no último sábado (7), em Juiz de Fora, quando bateu o Uberlândia por 3 a 1. Bem postado no setor defensivo, o Galinho apostava na saída rápida e nos contra-ataques. Após uma ligeira pressão dos donos da casa nos cinco minutos iniciais, quando o goleiro David passou confiança à equipe, os juiz-foranos se soltaram, equilibraram o confronto e levaram perigo à meta adversária. Aos 40 minutos, o Carijó teve a melhor chance da etapa inicial. Após jogada de linha de fundo pelo o lado esquerdo do ataque, a bola foi cruzada, rasteira, e o atacante Patrick apareceu na pequena área, mas desperdiçou a oportunidade incrível de abrir o marcador para os visitantes.
Assim como no primeiro tempo, a tática Carijó se mostrou acertada já no início da etapa final. A coroação veio logo aos cinco minutos, dos pés de um atleta natural de Juiz de Fora. Após receber bola na intermediária, o meia Max fez boa jogada na entrada da área do Uberlândia e soltou o pé para marcar um belo gol, sem chances para o goleiro Vinícius. Tupi na frente: 1 a 0.
Reação do adversário
Precisando de três gols para avançar às finais, o Uberlândia não esmoreceu. Em uma pressão atabalhoada, conseguiu chegar à igualdade do marcador aos 29. Em bola alçada na área, o atacante Dayvison subiu alto para testar firme e marcar para os donos da casa: 1 a 1.
Agora, o Tupi espera o resultado da outra semifinal em que Atlético e Cruzeiro fazem o clássico na capital para ver quem avança às finais do Campeonato Mineiro sub-20. Os rivais belo-horizontinos se enfrentam neste domingo (15) e no próximo sábado, dia 21.
Escalação alternativa
A despeito do bom resultado, chamou atenção de torcedores a ausência de jogadores até então considerados titulares na equipe do Tupi, que sequer foram relacionados para o confronto decisivo contra o Uberlândia. Os desfalques foram os dos laterais, Cleitinho e Pablo, do meia Gabriel Tchó Tchó e do atacante Samuel Casares. A Tribuna buscou informações junto a assessoria do clube e também fez contato com o consultor de futebol do Tupi, André Luiz, sobre o não aproveitamento dos atletas, mas não obteve um posicionamento oficial até a edição deste texto.