Apesar do Athletic ter sido inserido na lista de transfer ban da Fifa, que proíbe a equipe de registrar novos jogadores por três janelas de transferências, apenas no dia 6 de janeiro, o clube já havia sido notificado com relação ao não pagamento da dívida para a contratação do volante Walisson junto ao Moreirense-POR desde novembro. A informação foi divulgada pelo portal Alterna Fut e confirmada pela Tribuna de Minas, que teve acesso ao ofício enviado pelo Esquadrão solicitando a extensão do prazo para a quitação do débito de 330 mil euros, o que equivale a R$ 2.051.093,57.
Conforme o documento, o Athletic foi notificado pela Fifa em 11 de novembro. Uma semana depois, no dia 18, o clube, através do diretor jurídico Walace Félix, solicitou 20 dias a partir do envio do ofício para honrar o débito com o Moreirense, em virtude de problemas de fluxo de caixa e dificuldades operacionais. “Reconhecemos plenamente nossa obrigação relacionada ao pagamento correspondente à transferência do jogador Walisson Luis Alves Máximo. Neste sentido, confirmamos nossa intenção de cumprir com todas as nossas obrigações financeiras”, afirma o Esquadrão.
Mesmo com a solicitação para extensão do prazo de pagamento, o Athletic não quitou o débito relacionado à contratação de Walisson. Questionado, o clube afirma que “vai se manifestar oficialmente em breve”.
Mesmo com transfer ban, Athletic anuncia reforço
Sem poder registrar novos jogadores desde a última quinta-feira (10), o Athletic anunciou, na segunda-feira (13), a contratação do zagueiro Léo Dourado, de 20 anos. O atleta, formado nas categorias de base do Athletico-PR, ainda não realizou partidas na categoria profissional. O vínculo com o Esquadrão irá até o fim de 2025.
Dourado é a oitava contratação do Athletic na temporada. Além do zagueiro, o clube anunciou acordos com o zagueiro Matheus Mega, o lateral-direito Wesley Gasolina, com o meia Mateus Gonçalves e com os atacantes Alex Amorim e Iarley, além do retorno do volante Walisson, que atuou pelo América-MG no ano passado.
O Athletic estreia no Campeonato Mineiro no dia 18 de janeiro, contra o Pouso Alegre, fora de casa. O Esquadrão de Aço está no Grupo B da competição, juntamente com América-MG, Democrata-GV e Itabirito.
*Sob supervisão do editor Bruno Kaehler