Ícone do site Tribuna de Minas

Módulo II do Mineiro terá grupos regionalizados; Tupi aprova mudança 

trofeu moduloii by cris mattos fmf

Campeão do Módulo II e vice-campeão conquistam o acesso. (Foto: Cris Mattos/FMF)

PUBLICIDADE

Na tarde desta quarta-feira (13), aconteceu o arbitral do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2024, em Belo Horizonte, com a participação dos 12 times convocados, incluindo o Tupi. Nele, foi definido que o campeonato acontecerá entre os dias 4 de maio e 31 de julho. Houve, também, mudança na forma de disputa, com o apoio do Galo Carijó. 

No próximo ano, não haverá mais um grupo único contendo todas as equipes. Serão duas chaves regionalizadas. A primeira conta com North, URT, Mamoré, Caldense, Boa Esporte e Varginha. Enquanto a segunda é formada por Tupi, Aymorés, Nacional, Valerio, Betim e Democrata de Sete Lagoas. Os times de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta, e os três primeiros de cada se classificam para a próxima fase – totalizando seis finalistas. Por outro lado, o último colocado de cada grupo será rebaixado para a Segunda Divisão do Mineiro em 2025.

PUBLICIDADE

Então, os seis classificados são divididos em dois grupos, com três em cada. O primeiro, o quarto e o sexto colocado fazem uma chave; enquanto o segundo, o terceiro e o quinto compõem a outra. Novamente, as equipes jogam em ida e volta com os times da sua chave. Sobem para a elite do Mineiro duas equipes – o vencedor de cada um dos grupos. Mesmo garantidos no Módulo I do ano que vem, eles fazem a final, também em ida e volta.

PUBLICIDADE

O presidente do Tupi, Eloisio Siqueira, o “Tiquinho”, disse estar “satisfeito com as mudanças promovidas pela Federação Mineira de Futebol na fórmula do Campeonato Mineiro Módulo II, que trarão mais tempo para organização dos clubes e objetividade na competição.”

Já o diretor de futebol do Tupi, Bejani Júnior, também comemorou o prazo maior para o início do estadual. “O regulamento e o calendário aprovados vão permitir um período maior e mais opções para a montagem e preparação do elenco de jogadores, além de facilitar a logística com a regionalização da primeira fase, trazendo confrontos contra adversários de cidades mais próximas a Juiz de Fora”.

PUBLICIDADE

Projeções do Tupi

Na última segunda-feira (11), o Tupi oficializou Bejani Jr. como diretor de futebol do clube. Na coletiva de apresentação, o vereador declarou que, no momento, está entendendo as dificuldades da agremiação, para começar o planejamento em janeiro. Além disso, o também vereador diz ser favorável a uma aproximação do Alvinegro de Santa Terezinha com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

PUBLICIDADE

O Carijó ainda não tem data definida para iniciar os treinamentos. Contudo, o diretor afirmou que o elenco irá ser formado por jogadores que estiveram no clube nos últimos anos, além de outros atletas de Juiz de Fora e região. Ele ainda garantiu que irá contratar um atacante “de nível nacional, que já esteve lá em cima”, no intuito de ter a torcida mais presente no estádio.

Sobre treinadores, Bejani Jr. disse pretender analisar os nomes sugeridos pelo presidente Eloísio Pereira, o “Tiquinho”, com calma. Apesar disso, o diretor elogiou o técnico Wesley Assis, o último a comandar o Carijó. “Gosto muito, é um cara da cidade, que compreende as cobranças, mas ainda estamos analisando”.

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile