Ícone do site Tribuna de Minas

Após atropelamento em Chácara, ciclistas promovem bicicletada nesta quinta

bike pedal solidário chácara foto divulgação
Iniciativa em Chácara mobilizou dezenas de ciclistas, que voltaram por trilhas e asfalto, onde Olinda foi atropelada (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Cerca de 80 atletas irão promover, na noite desta quinta-feira (14), uma bicicletada em Juiz de Fora. A ideia, intermediada pela União dos Ciclistas de Juiz de Fora e Região (Unicicli), será uma forma de protesto ao comportamento dos motoristas diante dos ciclistas nas ruas da região. O ato também será realizado em virtude do atropelamento de uma ciclista atropelada entre Chácara e JF, retornando de um pedal solidário, no sábado (9).

À Tribuna, Cida Oliveira, presidente da Unicicli e do grupo Entabike, explicou a iniciativa. “No sábado, diversos ciclistas da cidade foram ajudar um menino chamado Rafael, que tem várias deficiências. A turma saiu pedalando daqui até Chácara e cada um levou uma quantia em dinheiro. Fizemos um depósito para ele, que recolheu em torno de R$ 2.800 para ajudar no tratamento de saúde. Na volta, alguns optaram por trilhas e, infelizmente, outros pelo asfalto, onde houve o acidente. No caminho, um carro em uma velocidade acima da média atropelou a ciclista do grupo Entabike, a Olinda Maurício, e o condutor evadiu do local. Ela recebeu toda a assistência ainda em Chácara e foi encaminhada para o hospital. Graças a Deus não houve nada grave”, relata.

PUBLICIDADE

Devido a isso, a Unicicli foi procurada para a organização do protesto. “Queremos um respeito maior aos ciclistas no trânsito. Faremos uma volta nas principais vias de Juiz de Fora com carro de som e concentração no Parque Halfeld. Queremos chamar a atenção dos motoristas que precisam aprender a conviver com os ciclistas. Infelizmente Juiz de Fora não é uma cidade planejada, tem muitas dificuldades e estamos usando este momento para a manifestação”, reitera.

PUBLICIDADE

A ideia é chamar novamente a atenção tanto de motoristas particulares, quanto do transporte público, para que respeitem, também, as ciclorrotas juiz-foranas, permitindo a circulação sobre duas rodas com menos preocupações.

Sair da versão mobile