Quem acompanhou as partidas disputadas pelo JF Vôlei no Campeonato Mineiro, nos cinco jogos realizados em Juiz de Fora até o momento, percebeu que o torcedor do time juiz-forano está empolgado e deposita confiança na equipe. E não é à toa: mesmo disputando somente com times da Super Liga A, o clube – que retornou às atividades profissionais neste ano após ficar sem calendário em 2022 – chega para as duas últimas partidas da fase inicial do Campeonato Mineiro dependendo só de si para se classificar.
Os dois jogos restantes para o JF Vôlei, atual quarto colocado, serão fora de casa. Nesta sexta (13), às 19h, o time enfrenta o Araguari Praia Clube, terceiro colocado, na Arena Sicoob/Aracoop. Já no domingo (15), Às 18h, o desafio é contra o Monte Carmelo, no Ginásio Raul Belém. Inclusive, os últimos confrontos do JF Vôlei no Ginásio Municipal foram contra os mesmos times: venceu o Monte Carmelo por 3 sets a 1 e perdeu para o Araguari por 3 a 0.
Apesar da última derrota, o time tem tido presença dentro de quadra e jogado de forma equilibrada em relação aos adversários. Na visão do ponteiro Gabriel Cavalcante, todas as equipes “entenderam que não podem abaixar a cabeça para o JF Vôlei”.
“Fizemos bons jogos contra esses times, o que aumenta nossa moral e o respeito. Agora, mesmo fora de casa, chegamos firmes e com confiança porque sabemos que o pessoal daqui (Juiz de Fora) está torcendo para a gente”, afirma. Já o outro ponteiro titular, Maurício Viller – campeão da Super Liga B pelo clube em 2021 -, analisa que a boa condição física será fundamental. “Nas casas deles, vamos estar com o corpo descansado e tentaremos fazer jogos melhores”.
Na última segunda, após a derrota para o Araguari, o técnico Daniel Schimitz destacou que o cansaço dos jogadores pesou no resultado. No dia anterior, o time já havia disputado a partida contra o Monte Carmelo. Na ocasião, Schimitz destacou que ao longo desta semana os atletas descansariam com foco nas próximas partidas.
Agora, Daniel Schimitz visualiza que o time estará com maior vigor. “Vamos nos preocupar com a recuperação, são viagens longas e desgastantes. A intenção é fazer jogos melhores e buscar pelo menos algum ponto. A equipe vem em uma crescente, dá para ver pelo nível de jogos que tivemos, tem sido uma evolução a cada semana. Naquela primeira vitória contra o Minas, nos acendeu a chama, e estamos alimentando ela. Dependemos das nossas pernas, vamos buscar esses pontos e a classificação, hoje, é uma realidade”, projeta.
Situação na tabela
Mesmo antes do fim dessa primeira fase, três times já estão classificados para a semifinal: o Sada Cruzeiro, líder com 22 pontos; o Itambé Minas, vice com 19; e o Araguari, terceiro com 14. No momento, o JF Vôlei está em quarto, com seis pontos na tabela – venceu duas partidas e perdeu cinco. O Monte Carmelo é o quinto e tem cinco, enquanto o América Montes Claros está na lanterna, com três.
No entanto, a equipe de Juiz de Fora aguarda o julgamento da Federação Mineira de Voleibol (FMV) acerca do resultado do jogo contra o América Montes Claros Vôlei. Na ocasião, o duelo foi paralisado no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos devido às fortes chuvas que atingiram a quadra.
Após uma reunião entre as equipes, conforme disse o delegado da partida à Tribuna, o jogo foi remarcado para o dia seguinte, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Porém, o América não compareceu à partida. A Federação diz que ainda analisa o caso, e o JF Vôlei crê em uma possível vitória por W.O. Isso levaria o time a nove pontos, muito perto da classificação, mesmo sem contar os jogos restantes.