Ícone do site Tribuna de Minas

Técnico destaque da Série A possui passagem vitoriosa por equipe da região

Técnico destaque da Série A possui passagem vitoriosa por equipe da região
Guanaes comanda a surpresa da Série A (Foto: Marcos Freitas/Mirassol FC)
PUBLICIDADE

A principal surpresa desta edição do Campeonato Brasileiro é o Mirassol. O estreante na Primeira Divisão, apontado por muitos como virtual rebaixado antes mesmo do início da competição, terminou o primeiro turno na sexta posição, dentro da zona de classificação à Libertadores, com 28 pontos — e dois jogos a menos do que vários dos concorrentes. Um dos principais responsáveis pela grande campanha que o Leão vem fazendo é o treinador Rafael Guanaes, que passou pelo Tombense entre 2021 e 2022.

O técnico assumiu a equipe de Tombos em maio de 2021, antes das semifinais do Campeonato Mineiro, em que a equipe foi eliminada pelo Atlético-MG. Na sequência da temporada, Guanaes conquistou o acesso inédito do Gavião Caracará à Série B e o vice-campeonato da Terceira Divisão. O treinador deixou o clube em fevereiro de 2022, após quatro derrotas seguidas no estadual. Ao todo, foram 36 jogos, com 11 vitórias, 14 empates e 11 derrotas.

Depois de comandar o Tombense, Guanaes passou a integrar a comissão técnica fixa do Cruzeiro. Em junho de 2022, deixou a Raposa para assumir o Novorizontino. Em 2023, ele foi para o Operário-PR, onde retornou com a equipe para a Série B. No ano seguinte, Guanaes levou o Fantasma para as oitavas de final da Copa do Brasil e a sétima posição na Segunda Divisão.

PUBLICIDADE

No início de 2025, o treinador assumiu o Atlético-GO, mas foi demitido após a disputa do Campeonato Goiano. Em março, assumiu o Mirassol para a disputa da Série A. Em 17 jogos à frente do Leão, Guanaes conquistou sete vitórias, sete empates e três derrotas. O Leão marcou 28 gols e sofreu 18 na Primeira Divisão.

Inspiração em jogos eletrônicos

Em entrevista ao ge em junho, Guanaes revelou que uma das suas grandes paixões durante a juventude eram os jogos eletrônicos de futebol, especialmente o Football Manager. O treinador afirmou que seu hobby era assumir equipes menores e, através dos resultados obtidos durante o jogo, chegar às principais divisões e campeonatos — trabalho semelhante ao que Guanaes promove no Mirassol.

Sair da versão mobile