O piloto paulista de kart Carlos Gomes, radicado em Juiz de Fora, participa do Campeonato Brasileiro de Kart, que começou no sábado (11) e vai até o dia 18 de novembro. A competição acontece no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para se preparar para a competição, Gomes correu outras provas durante o ano, conquistando, inclusive, o terceiro lugar na Taça Minas da modalidade.
“Foram três provas no Campeonato Mineiro, que foi muito pra gente fazer ‘setup’ e errar mesmo, deixar as coisas acontecerem. A gente testou para ver se dava para andar com um pouco menos de gasolina, o tipo de setup pra pista muito quente, que é como acontecerá no Campeonato Brasileiro. Também acabei trocando de kart, de chassi nesse intervalo. Os resultados não foram os melhores nas duas primeiras corridas, mas na última etapa, já tivemos resultados melhores”, conta. “No geral, fiquei entre os dez, mesmo com vários problemas no campeonato, e na última eu fiquei em sexto. O objetivo era ficar entre os cinco, então tá bem próximo, com os tempos não muito diferentes”, avalia Carlos.
Além de poder realizar diversos testes, Carlos também aproveitou a preparação para se ambientar à pista. Gomes entende que o conhecimento adquirido do circuito pode fazer a diferença no Brasileiro. “A pista em si a gente já consegue entender como ela funciona, mas o maior diferencial mesmo foi poder fazer os setups. Com isso, você já chega em igualdade com quem já é do lugar, e ainda tem uma vantagem sobre quem é de fora, porque você já conseguiu fazer alguns testes e algumas pessoas não tiveram essa oportunidade”, analisa o piloto, lembrando que a competição é curta.
Para o Campeonato Brasileiro, Carlos tem um objetivo bem definido: o primeiro lugar. “A expectativa é ganhar, não tem outro pensamento. Acho que ir só por competir não tem graça. Acho que pelo tempo que treinei e pelo kart, se não tiver nenhum fator externo, a probabilidade de ganhar é a maior possível”, afirma Gomes.
*Vinícius Soares, estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva.