Ícone do site Tribuna de Minas

Com presidente do Cruzeiro e 26 palestrantes, UFJF promove o 2º Simpósio Internacional de Futebol

PUBLICIDADE

Presidente de um grande clube, ex-jogador profissional, professores, coordenadores, treinadores e doutores em diversas áreas do futebol. Com a participação de 26 profissionais do esporte, acontece, entre a próxima quinta-feira (15) e o domingo (19), na Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) e no Victory Business, o II Simpósio Internacional de Futebol da UFJF e I Encontro Mineiro de Futebol, com o intuito de trazer palestras e debates científicos e metodológicos, tanto teóricos quanto práticos, do esporte mais amado pelos brasileiros.

Segundo o coordenador geral do evento, Felippe Cardoso, conteúdos como o processo de jogadores inteligentes e criativos, metodologias adequadas para que a formação aconteça corretamente, processos psicológicos e cognitivos que influenciam no desenvolvimento do jogador, e painéis de mídia e gestão serão ofertados. “A ideia é conseguir abordar, de maneira bem ampla, diversos conteúdos que impactam no processo de formação e do dia a dia de um clube de futebol”, declara à Tribuna. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas através deste link, no valor de R$ 200, que abrange o certificado de participação.

PUBLICIDADE
Sérgio Santos Rodrigues, presidente da associação do Cruzeiro, estará no Simpósio (Foto: Igor Sales / Cruzeiro)

Reestruturação de clubes motiva evento

A primeira edição do Simpósio aconteceu em 2014, ano em que ocorreu a Copa do Mundo no Brasil. Para Felippe, a escolha por realizar a segunda edição neste ano foi por entender que muitos clubes nacionais estão se reestruturando. “Observamos que a cada dia que passa, o futebol deixa de ser feito por estrutura e pessoas amadoras e começa a criar um aspecto de profissionalização muito grande, como as Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs). Notamos também o impacto que a ciência possui, pois possibilita que as mudanças aconteçam de maneira mais sistêmicas e qualificadas. Dessa forma, o evento vem com força na discussão de pontos de grande relevância dentro do âmbito do futebol. Para isso, temos profissionais de alto nível e com grande competência em suas áreas”, explica o coordenador geral do Simpósio, que terá, além das palestras, quatro minicursos teóricos e práticos, workshop de treinamento mental e mesas redondas.

PUBLICIDADE

Os palestrantes

Os 26 palestrantes contemplam as mais diversas áreas do esporte mais popular do planeta. Estão confirmados nomes de referências locais, como os professores da UFJF Felippe Cardoso, também coordenador geral do evento, Marcelo Matta, secretário de Esportes de Juiz de Fora, Heglison Toledo, integrante da comissão organizadora do evento, Maurício Bara, presidente da comissão científica do evento, Jeferson Vianna, diretor da Faefid, e Renato Miranda.

Também estão programadas participações de expoentes do esporte de fora do município, casos, por exemplo, do presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, do treinador das categorias de base do São Paulo, Allan Barcelos, e do Dr. Próspero Paoli, coordenador técnico metodológico do Corinthians.

PUBLICIDADE

Completam a relação de palestrantes, o professor da UFAM e coordenador do NEPfut, Dr. João Machado; o professor da UFV e Coordenador do Nupef, Israel Toledo; o professor FDV e criador da página Ciência da Bola, João Vitor Assis; o coordenador metodológico da UFV Soccer Academy e pesquisador do Nupef, Guilherme Machado; o sub diretor de futebol do Sport Club JF, Diego Almeida; o coordenador metodológico e treinador das categorias de base do Sport Club JF, Ramon Rodrigues; o professor da UFV e coordenador do LAPEH, Dr. João Bouzas; a professora da Faefid, Dra. Clara Mockdece; o doutorando na Universidade de Coimbra e sócio proprietário da Fundamental Move, Eder Gonçalves; o professor UFOP e coordenador do projeto Atletas de Ouro, Dr. Francisco Zacaron; o professor UFOP e coordenador científico do projeto Atletas de Ouro, Dr. Emerson Filipino; o doutorando na UERJ, professor da FAGOG e coordenador metodológico do Spartano FC, Davi Silva; o professor da Universidade Castilla La-Mancha, da Espanha, Dr. Alejandro Ayuso; o Senior Lecturer em Sport Business na Leeds Beckett University (Inglaterra), Dr. Thadeu Gasparetto; a mentora de performance e mentalidade e advogada desportiva, Maria Angelica Martins Gomes Da Silva; o jornalista, editor do portal e redes sociais do Toque de Bola e diretor da Misto Quente Comunicação, Ivan Elias, e o ex-jogador profissional e empresário, Hudson Santos.

Programação do Simpósio

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Importância do Simpósio de Futebol para JF

Organizado pela Faefid, o Simpósio busca, além de difundir a visão científica e metodológica do futebol, atrair investimentos para Juiz de Fora, como explica o o professor da UFJF e presidente da comissão científica do evento, Heglison Toledo.

“Vamos discutir temas como gestão de futebol, formação de atletas e treinadores, tudo aquilo que envolve o mundo futebolístico. A gente espera que o impacto desse evento possa reverberar para os projetos da nossa cidade. O futebol, hoje, não pode ser mais visto de uma maneira intuitiva. Nada melhor que se capacitar, se qualificar e poder compreender o que se tem discutido e estudado em termos mundiais sobre o futebol”, entende Heglison.

O impacto do Simpósio, segundo ele, é de estabelecer uma nova proposta ao futebol de Juiz de Fora, de uma forma mais profissional e científica. “A Universidade Federal de Juiz de Fora é uma grande instituição que fomenta a capacitação e qualificação de profissionais de qualidade. Como organizadora, a Universidade pretende que o evento seja benéfico para a cidade não só no ponto de vista do futebol, mas no econômico. Queremos que se torne corriqueiro e que possa atrair pessoas do Brasil todo. Teremos vários nomes discutindo diversos temas. Com certeza vai impactar de forma positiva na cidade”, espera o professor.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile