Ícone do site Tribuna de Minas

“Vamos dizer que a França vingou o Brasil”, diz torcedor gringo radicado em JF

PUBLICIDADE

A França está na final da Copa da Rússia. Depois de vencer a Bélgica por 1 a 0 na tarde desta terça (10), a equipe francesa agora espera o vencedor entre Croácia e Inglaterra, que jogam nesta quarta, às 15h, em Moscou. Em Juiz de Fora, os gritos de um torcedor solitário ecoaram por um apartamento no Bairro São Mateus para comemorar a vitória sobre a Bélgica, algoz que eliminou o Brasil da Copa. E não eram de um brasileiro. Erwan Pierre Entem, 44 anos, francês radicado em Juiz de Fora e entrevistado pela Tribuna na seção “Meu país” no último dia 30, foi definitivamente contaminado pelo clima da Copa. Enquanto nós, brasileiros, estamos frustrados por não seguirmos na competição, o francês está confiante que sua seleção poderá levantar o troféu pela segunda vez.

Erwan Pierre Entem: “Eu era o único gritando aqui, não vi ninguém na rua comemorando o gol da França” (Foto: Arquivo Pessoal)

“Eu era o único gritando aqui, não vi ninguém na rua comemorando o gol da França”, comenta em tom eufórico. Professor da língua nativa em Juiz de Fora, e há cinco anos no Brasil, ele nunca foi fã de futebol, mas nessa Copa, com a Seleção Francesa na final, ele torceu de perto. “Acompanhei a Copa, o jogo do Brasil, da França. Queria que pudesse ter acontecido um encontro entre Brasil e França, teria sido ótimo. Mas vamos dizer que a França vingou o jogo entre Bélgica e Brasil, então está bom”, ele diz. Entem também se mostrava apreciador do Brasil na competição. Para ele, torcer pelo Brasil faria bem já que o futebol faz parte dos valores da cultura brasileira e pelo Brasil ser um país que também existe como nação no futebol. Quanto ao jogo que levou sua seleção para final, ele diz que foi um duelo tenso. “As duas equipes jogavam muito bem, estavam muito técnicas e precisas. Eu pensava, de manhã, que seria 1 a 0, mas não sabia pra quem”, afirma.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: Francês radicado em JF diz que torcerá para Brasil em caso de seleções se cruzarem nas semifinais

PUBLICIDADE

Agora, o foco está no jogo entre Inglaterra e Croácia, que duelam pela segunda vaga na grande decisão da Copa da Rússia. Se existe já alguma certeza é a de que os franceses não querem os ingleses na final. Pelo menos, não Erwan. “Franceses não gostam muito de ingleses. Então prefiro a Croácia. Vai ser algo de esporte. França e Inglaterra teria uma tensão a mais”, diz.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile