Ícone do site Tribuna de Minas

Inédito no Estádio Municipal: JF Imperadores disputa título com o Cruzeiro

JF Imperadores foto Daniel Braga XFotos
PUBLICIDADE

O roteiro é de filme – com ingresso gratuito. Se há uma luta do JF Imperadores desde o início do projeto, além da sobrevivência e expansão da equipe, é a pelo respeito de todas as esferas juiz-foranas em meio a uma modalidade emergente e cada vez mais popular no Brasil. E talvez nada tenha se tornado mais simbólico neste caminho do que o sonho em atuar no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. E o profundo desejo se torna realidade às 10h deste domingo (12), quando o namoro ao principal palco esportivo de Juiz de Fora, enfim, terá o primeiro capítulo de um relacionamento que promete ser sério. A estreia, mais que especial no Dia dos Namorados, é contra o tradicional Cruzeiro, com quem o projeto de JF fez planos em 2018, mas sem sucesso em um casamento que durou menos de três meses. Desta vez, eles estarão frente à frente na final do Gerais Bowl, a primeira fase do Campeonato Mineiro de Futebol Americano.

O anseio de atuar no aparelho esportivo localizado no Bairro Aeroporto, que receberá um evento de FA pela primeira vez na história, era compartilhado pelos atletas mais antigos até hoje, como conta o linebacker (LB #55) Anderson da Silva Rosa, mais conhecido como “Anditaum”, atleta do Império desde o início do projeto, em 2017, e juiz-forano morador do Bairro Vitorino Braga. “Sempre foi um sonho jogar no Estádio Municipal, por ter uma grande representatividade e um excelente espaço. Todos nós, atletas, que já frequentamos também o estádio por conta de outras atividades como Copa Bahamas, jogos do Tupi ou de outros times, tinham essa vontade. E representa bastante pra gente. É um sonho estar fazendo parte dessa grande estrutura da nossa cidade e dá uma importância gigantesca pro evento”, exalta o atleta de 29 anos que trabalha como DJ e com telemarketing e ainda é quem rege as comemorações da equipe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Anditaum admite que o evento se torna ainda mais especial por conta do oponente, que assim como o JF Imperadores, está invicto na competição após três partidas realizadas. “Com certeza tem um gosto especial, mas jogo é jogado. Temos que respeitar o adversário, com os pés no chão, e por mais que tenha havido uma parceria frustrada no passado, ficou pra trás e agora é bola pra frente. Temos que nos dedicar até o final, fazer um excelente jogo e buscar a vitória”, relata.

Anderson “Anditaum” é nome certo no jogo deste domingo contra o Cruzeiro (Foto: Daniel Braga/XFoto)

Para o triunfo, a concentração durante o duelo para entender as demandas, se adaptar às dificuldades que surgirem e, principalmente, seguir o plano de jogo, são vitais para o LB. “Não é uma receita de bolo. Estudamos o adversário, treinamos bastante, estamos focados, mas durante o jogo tudo pode acontecer. Não podemos abaixar a cabeça, dar mole, e temos que seguir o que o nosso headcoach pedir, executar o nosso playbook da melhor maneira posível para que tudo possa acontecer do jeito que queremos. É respeitar o adversário e tentar fazer o que foi treinado. Assim poderemos superar o Cruzeiro.”

PUBLICIDADE

‘Estar na final é um reflexo da dedicação’

Vice-presidente do JF Imperadores, Daniel Magal também valorizou todo o suor deixado dentro e fora dos campos pela cidade e região até a chance de poder, enfim, representar o município no principal aparelho esportivo da cidade. “Pra mim é muito importante fazer parte da equipe. Não só ser campeão, mas estar junto com as pessoas, porque só quem é do time sabe o quanto a gente batalha pra conquistar tudo. Estar na final é só um reflexo da dedicação dos nossos atletas, da comissão técnica e diretoria. Fomos campeões em 2019 em cima do Atlético, o Galo FA, na Copa Ouro, um torneio um pouco menor que o Mineiro (no campo do EC Benfica). Estávamos empolgados para a sequência, mas infelizmente veio a pandemia e ficamos dois anos parados. Agora estamos de volta e com foco total, muito felizes mesmo por ter essa oportunidade de jogar uma final dentro de casa, com um time de nome como o Cruzeiro e no Estádio Municipal.”

O cenário eleva o otimismo de Magal, que em meio à preparação para o confronto, carrega outro anseio: o de ver mais de mil pessoas empurrando o JF Imperadores da arquibancada. “Estou sonhando em colocar umas 1.500 pessoas lá dentro. Perto da capacidade do Estádio Municipal não é muito, mas já temos visto um reflexo muito bacana na cidade. As pessoas têm reconhecido a gente, parado na rua pra falar do time. Temos feito eventos como no Calçadão na semana passada, o que devemos repetir. Queremos um evento bonito, com a torcida do Cruzeiro também”, conta.

PUBLICIDADE

Ônibus para a torcida

A Prefeitura de Juiz de Fora informou será disponibilizado ônibus da linha 517 para atender as demandas dos torcedores de JF Imperadores e Cruzeiro para o duelo. Serão realizadas viagens extras nos horários de 8h15 e 9h15, com saída da Av. Pres. Itamar Franco, 992 (em frente ao Procon), seguindo para a Av. Eugênio do Nascimento, Estádio Municipal. Os veículos permanecerão aguardando o término da partida no ponto final do Estádio.

O retorno dos torcedores será realizado no horário de 14h , com saída do Estádio Municipal, Av. Eugênio do Nascimento, seguindo para Av. Pres. Itamar Franco, Av. Brasil (M.D.), Ponte Nelson Silva, Av. Brasil (M.E.), Ponte Antônio Carlos, até retornar para a Av. Pres. Itamar Franco, 992.

O JF Imperadores reitera, ainda, que será proibida a entrada de alimentos e bebidas no estádio, mas que no interior do aparelho esportivo serão comercializadas cervejas e outras bebidas, comidas, além de acessórios da equipe e outros materiais.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile